Mudanças climáticas prejudicam os negócios no setor turístico

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/11/2005

O setor global de turismo enfrenta um risco crescente devido às mudanças climáticas, já que as temperaturas mais quentes poderão reduzir as temporadas nas estações de esqui e afetar as de veraneio, informou a Organização Mundial do Turismo (OMT).

"As mudanças no clima irão constituir um risco crescente para as operações turísticas em vários destinos", disse Francesco Frangialli, secretário geral da agência das Nações Unidas em Madri. "Grandes mudanças na demanda habitual do setor turístico deverão provocar maiores impactos em relação a muitas áreas da política econômica e social", afirmou.

Furacões e enchentes também poderão afetar a imagem dos destinos turísticos, levando visitantes em potencial a modificar seus planos de viagem, disse a organização, que prepara uma lista de propostas para ajudar o turista a se adaptar às mudanças climáticas.

O setor mundial de turismo faturou um recorde de US$ 622 bilhões com viagens, no ano passado. A chegada de visitantes a diferentes locais aumentou 11%, para 760 milhões, mostrando o crescimento mais rápido num período de 20 anos. Na prática, o movimento turístico aumentou enquanto eclodiam a guerra no Iraque e a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa).

Fonte: Gazeta Mercantil