Empreendimento sustentável distribui renda e dignidade a moradores da pacata São Miguel dos Milagres

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/04/2007

Março de 2007 será mais um marco na vida dos nove funcionários da Pousada da Amendoeira. Habitantes da pacata São Miguel dos Milagres, a equipe será premiados com 25% dos lucros deste empreendimento sustentável, que já vem mudando a rotina de sua equipe e da própria cidade.

Para provarem para si mesmo e para o Brasil que é possível criar um empreendimento sustentável e distribuir lucros de forma mais razoável, os três sócios do local decidiram inicialmente que um percentual mínimo de 25% do lucro líquido anual da Pousada da Amendoeira deve ser investido em projetos relacionados aos funcionários e à comunidade.

Mas as inovações administrativas e empresariais vão além da distribuição dos lucros. O programa de Responsabilidade Social da Pousada da Amendoeira, batizado de Amêndoa Doce, prevê a implementação de indicadores ligados à gestão, tratamento do meio ambiente, público interno e clientes, em sua fase inicial. E, muito antes de chegar nesta primeira distribuição dos 25% dos lucros, a Pousada da Amendoeira já nasceu interferindo na vida de algumas pessoas.

De mestre-de-obras envolvido na construção do espaço a potencial chef de cousine, hoje, o ex-pedreiro Maro figura elabora pratos sofisticados e saborosíssimos que vêm conquistando não só os hospedes do empreendimento, mas também os visitantes que encontram no restaurante da pousada uma excelente opção gastronômica.


O começo:

A Pousada da Amendoeira resulta do projeto idealizado por Allan Podanovski, Adriana Norte e Vânia Ferro. No litoral do Nordeste, Allan e Adriana percorreram de bicicleta parte das praias do Rio Grande do Norte e, ao descerem um pouco mais, encontraram em Alagoas uma praia deserta repleta de corais e coqueiros. Em dezembro de 2004, a Pousada da Amendoeira abriu suas portas.

A Pousada da Amendoeira é pequenina e tem um perfil voltado a um público que gosta de natureza virgem, se emociona com belezas naturais e quer sossego absoluto. Na Praia do Toque, em Alagoas, todas as acomodações da Pousada da Amendoeira contam com vista para o mar, na forma de bangalôs independentes, garantindo privacidade aos visitantes.

Os seis bangalôs estão equipados com TV e DVD, ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, ducha com aquecimento solar, colchões para casal (king size) de molas, travesseiros de pena de ganso, varanda com rede de descanso e... vista para o mar.

Cada espaço conta com detalhes e temáticas diferenciadas. No bangalô Alamanda, por exemplo, encontra-se um amplo quarto com decoração sutilmente oriental e um banheiro com piso de madeira e um ofurô, que proporciona banhos perfumados e repousantes com vista longínqua da praia.

Apostando em qualidade de vida e saúde, o restaurante da pousada, comandado por Adriana ao lado de seu pupilo Maro, reserva surpresas para os visitantes, apresentando um cardápio diferenciado com base em grãos integrais e pescados.

A cozinha experimental com pratos típicos que emprestam seus sabores às novas interpretações tem como principais atrações: pescados e frutos do mar da região, legumes e verduras sem agrotóxicos e temperos saborosos, apresentados com beleza e sofisticação. O café da manhã da Pousada da Amendoeira tem granola, iogurte, pães, bolos, sucos, água de coco, frutas frescas e delicadezas típicas como a tapioca.

Entre as atrações da região, destacam-se desde as piscinas naturais presentes em frente à pousada até as demais acessíveis por jangadas contratadas diretamente com os pescadores da região; os mirantes espalhados por toda a Costa dos Corais; os passeios de barco pelos rios de águas escuras que recortam os mangues próximos, onde vivem alguns exemplares do peixe-boi marinho que foram reintroduzidos pelo IBAMA em seu habitat natural; as praias do Lage, eleita como a mais primitiva do Brasil pelo Guia 4 Rodas... e muito mais! Uma amendoeira que é plantada em solo fértil e cresce com saúde só pode florescer em abundância e dar frutos doces que alimentam e dão vida a outras amendoeiras.

Fonte: Bansen & Associados Comunicação

Endereço: