Campos do Jordão terá a 1ª escola para formação em hotelaria do Ministério do Turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/07/2007

A avenida Januário Miraglia, que hoje abriga a antiga rodoviária de Campos do Jordão (SP), espaço desativado e depredado, vai se transformar numa escola destinada a formar profissionais aptos a atuar nos ramos da hotelaria e gastronomia.

Jovens de famílias de baixa renda terão a possibilidade de estudar gratuitamente, aprendendo desde as habilidades de uma camareira até as de um chefe de cozinha, entre outras funções. O aprendizado será teórico e prático, já que serão abertos ao público estabelecimentos como café, restaurante e bares.

Na segunda-feira (9/7), em visita à cidade, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, definiu o investimento na escola: serão, aproximadamente, R$ 800 mil do Orçamento do Ministério do Turismo e contrapartida da Prefeitura de Campos do Jordão da ordem de 20%. A ministra trabalha, também, para ter o Senac como parceiro na iniciativa.

O prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael, colocou o espaço à disposição do Ministério do Turismo tendo em vista que já trabalhava com a possibilidade de o Governo Federal investir numa ação como a que se desenvolveu na região italiana de Emília Romana - situada no norte da Itália, e que integra cidades vizinhas para promoção de atividades de desenvolvimento econômico.

“Nossa parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão permitirá, além da implantação de um projeto inspirado na experiência de Emília Romana, tocar a reforma de um grande galpão, transformando-o numa escola de gastronomia, em espaço para formação de garçons, recepcionistas e outros profissionais.

Queremos qualificar os jovens da cidade e toda a região, com uma formação de referência, e que lhes abra as portas do mercado de trabalho. Há demanda por bons profissionais e o turismo é uma atividade que vem crescendo e fortalecendo a economia do país. Estamos trabalhando numa região que já conta com muitas pousadas e hotéis, potenciais empregadores”, explica a ministra.

Segundo conversaram o prefeito de Campos do Jordão e a ministra do Turismo, a previsão é de inaugurar o novo espaço em 2008, atendendo de 500 a 600 pessoas no primeiro ano. O Ministério do Turismo já investiu na cidade R$ 1,5 milhão, entre 2005 e 2006, em projetos de sinalização, orientação e informações turísticas.

Grande Hotel :

Antes de definir com o prefeito João Paulo Ismael o investimento na nova escola, a ministra do Turismo visitou as instalações do Grande Hotel Campos do Jordão – hotel-escola que está entre as principais referências no treinamento hoteleiro na América Latina, com cursos oferecidos pelo Senac.

O Grande Hotel treina alunos dos Centros Universitários do Senac nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia. Conta com 400 alunos.

Marta Suplicy quer trazer para a nova escola que vai inaugurar em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão a mesma qualidade oferecida nos cursos do Senac. Ela já tem conversado com a direção do Senac, para firmar parceria com o Ministério.

Fonte: Ministério do Turismo