A Indústria Qualifica a educação suíça em hotelaria como a melhor do mundo

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/11/2007

Recentemente, LES ROCHES International School of Hotel Management, Glion Institute of Higher Education e a Ecole Hoteliere de Lausanne foram qualificadas pela indústria como as três melhores instituições no mundo na formação de estudantes para uma vida profissional na Hotelaria Internacional.

Les Roches e Glion contrataram Taylor Nelson Sofres (TNS) Travel & Tourism (Reino Unido), uma empresa de pesquisa de mercados reconhecida mundialmente e a maior empresa de pesquisa e análises de hábitos no mundo, para que realizasse uma pesquisa entre um grande número de gerentes e executivos responsáveis pelo recrutamento nas principais organizações hoteleiras do mundo.

Em geral, esse grupo de executivos hoteleiros recrutam alunos que estão se graduando em escolas de Administração Hoteleira para seguirem carreira profissional internacional na indústria.

Em Junho de 2007 foi concluída uma pesquisa mundial entre um grupo de quase 1400 gerentes e executivos de recrutamento das principais empresas da indústria hoteleira.

Dentro desse grupo estavam empresas hoteleiras com destaque internacional, juntamente com outros estabelecimentos das regiões mais importantes. Ao final do trabalho de campo, um total de 275 pesquisados, de 52 paises e pertencentes a 39 organizações com projeção internacional, terminaram a pesquisa: um índice de resposta com uma confiabilidade estatística de 20%.

Solicitou-se aos entrevistados que qualificassem as melhores escolas do mundo, “tendo em mente a contratação de graduados para seguirem uma carreira internacional na indústria”.

Escolheram entre uma lista de 40 escolas de hotelaria com mais reconhecimento no mundo e tiveram, também, a possibilidade de incluir outras escolas de hotelaria que não estavam na lista.

Ao analisar a lista das 10 melhores escolas, a pesquisa chegou a conclusão de que existem 3 níveis distintos nas escolas de hotelaria, segundo ficou estabelecido pelos gerentes de recrutamento. Em termos de estatística, havia uma diferença notória entre as três primeiras escolas de nível 1 e as 2 seguintes no nível 2. O nível 3 foi formado pelas 5 escolas restantes incluidas entre as 10 melhores.

David Graves, presidente do grupo que administra as escolas Les Roches e Glion, duas das escolas qualificadas como as melhores, confirmou com satisfação que os gerentes de recrutamento ainda consideram a formação hoteleira Suíça como a melhor do mundo.

“Até onde sabemos, esta é a primeira vez que se realiza uma pesquisa mundial independente, com validade estatística, para qualificar a totalidade das escolas de administração hoteleira internacional.

As conclusões da pesquisa confirmam que a formação hoteleira Suíça continua sendo a que tem mais reconhecimento no mundo, e por sua vez nos coloca em posição de destaque entre as escolas. Estamos orgulhosos de que nossas duas instituições, Les Roches e Glion foram classificadas entre as três melhores do mundo.

Nos últimos anos fizemos grandes investimentos em novas instalações e na melhor preparação dos professores e também melhoramos o desenvolvimento dos programas e parcerias estratégicas que irão permitir que as escolas prosperem.

Não é nenhuma surpresa que um extraordinário corpo estudantil, proveniente de aproximadamente 80 países, tenha sido reconhecido pela indústria graças ao seu desempenho gerencial destacado no âmbito internacional. Les Roches e Glion continuarão trabalhando em conjunto com os líderes da indústria hoteleira, para terem o melhor conhecimento das novas tendências e satisfazer assim as exigências mundiais no futuro”.


Tabela 1:

As cinco melhores escolas internacionais de administração hoteleira do mundo para uma carreira internacional.

Baseada na freqüência que os gerentes de recrutamento da indústria hoteleira escolheram uma escola.

Tamanho da amostragem = 275 pesquisados



Instituição

País

% de pesquisados que qualificaram esta escola entre as 5 melhores

NIVEL 1

Ecole Hôtelière de Lausanne

Suíça

50%

Glion Institute of Higher Education

Suíça

50%

Les Roches Internacional School of Hotel Management

Suíça

48%

NIVEL 2

University of Cornell

E.U.A.

35%

Hotelschool, The Hague

Holanda

28%

NIVEL 3

Oxford Brooks University

Reino Unido

14%

Swiss Hotel Management School

Suíça

11%

Hogere Hotel School Maastricht

Holanda

11%

Institut Hôtelière ‘César Ritz’

Suíça

9%

ESSEC Hospitalito Business School

França

9%

Nota: Cada nível representa um grupo estatisticamente diferente dos outros níveis com uma margem de segurança de 95%





Fonte: Les Roches and Glion - Denize Moreno