Editoria: Vininha F. Carvalho 09/06/2008
O Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Embratur na Espanha realizou em Madri reunião com representantes dos órgãos oficiais de turismo, companhias aéreas, operadoras de turismo, entidades do trade e Organização Mundial do Turismo (OMT). O evento, que aconteceu na Embaixada brasileira, contou com a presença do embaixador do Brasil José Viegas Filho.
O encontro faz parte da estratégia da Embratur, com o apoio do Departamento Comercial e de Turismo da Embaixada brasileira, de aproximação entre as entidades turísticas das duas nações.
Na ocasião, a executiva responsável pelo EBT Espanha, Fernanda Hümmel, fez uma breve apresentação de promoção do Brasil no País e as metas do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, além de mostrar a evolução da participação espanhola na emissão de visitantes a terras brasileiras.
Na reunião, foi acertada a criação de um comitê que se reunirá periodicamente, com o compromisso de reforçar a promoção de destinos brasileiros no País. O mercado emissivo espanhol tem crescido nos últimos anos e acaba de ser considerado, na atualização do Plano Aquarela, como de altíssima prioridade para a promoção turística do Brasil.
“Fico muito satisfeita em saber que, embora incidentes tenham ocorrido na relação entre os dois países, importantes operadores de turismo reafirmem o compromisso de vender o Brasil na Espanha”, avalia Jeanine Pires, presidente da Embratur.
“Colocamo-nos à disposição da Embratur para realizar ações necessárias junto aos profissionais de turismo espanhóis para que o Brasil seja um destino turístico que siga crescendo em nosso mercado”, prometeu o representante da Associação de Profissionais de Turismo, José Antonio Carrasco.
Além da executiva do EBT Espanha e do embaixador do Brasil no País, participaram do encontro as seguintes autoridades: Augusto Huescar - representante da Organização Mundial do Turismo (OMT); Jaime Segarra – representante da Oficinas Nacionales Extranjeras de Turismo em España (Onete); José Salles - Diretor da TAM Internacional; Michel Arellano - Grupo Orizonia; Carmelo Hernández - Grupo Marsans; Manuel Panadero - Grupo Globalia; Emiliano Hernandez - Catai Tours; José Antonio Carrasco Moreno - Asociación Española de Profesionales de Turismo (AEPT) e Ruperto Donat - Asociación de Mayorista de Viajes Españolas (AMAVE).
Espanhóis no Brasil:
A Espanha é o nono país que mais enviou turistas para o Brasil em 2007, sendo o quinto da Europa. Segundo o estudo Demanda Turística Internacional (2006), encomendado pela Embratur à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), 96,2% dos espanhóis que vieram ao Brasil pretendem retornar.