Editoria: Vininha F. Carvalho 11/03/2008
Mais uma vez o estande da Bahia foi o mais visitado durante a 42ª Bolsa Internacional de Turismo (ITB), realizada no período de 5 a 9 deste mês, na cidade alemã de Berlim. Cerca de 25 mil folhetos, revistas Viver Bahia e fitinhas do Bonfim foram distribuídas para profissionais da área e o público.
Durante a feira, diversos hoteleiros do litoral baiano aproveitaram a movimentação para fechar pacotes para os hotéis. Segundo os organizadores, cerca de 170 mil visitantes compareceram na edição deste ano da ITB.
A pesquisa de demanda internacional, realizada pelo Anuário Estatístico da Embratur/2007, aponta grande interesse do turista alemão em visitar o Brasil, principalmente, pelas ofertas de lazer, negócios, eventos e convenções. Cerca de 280 mil turistas alemães visitaram o Brasil em 2006. Na Bahia, um dos locais preferidos foi Salvador.
Divulgação da Bahia:
Durante a realização da ITB, o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, reuniram-se com o presidente da Iniciativa Latinoamericana, o historiador Andreas Gross, para a filiação da Bahia – através da Setur e Bahiatursa - na instituição.
“Esta aliança vai ampliar a presença da Bahia no mercado alemão, já que a organização participa de todas as feiras com estande próprio. Nós vamos ganhar um balcão específico para expor nossos produtos”, explica Leonelli.
A Iniciativa Latino-americana existe há 20 anos. Além das participações em feiras, também realiza seminários junto a operadores, agentes de viagem e instituições culturais alemãs para divulgar os países e cidades associadas da América Latina. Durante os seminários cada local possui um tempo exclusivo para expor seu destino.
A organização, conta com o apoio de mais de 300 veículos de comunicação, dentre eles, revistas, jornais, rádios, TVs e mais de 80 jornalistas especializados na área de turismo. Publica 32 mil exemplares de revistas, distribuídas para profissionais da Alemanha e Europa. “
Este ano, entre setembro e outubro, a Bahia já começará a expor seus produtos em Viena com apresentação de vídeos”, comenta o secretário. Outras instituições fazem parte desta iniciativa, a exemplo da Embratur e da empresa aérea TAM.
Vôos :
O secretário de Turismo e a presidente da Bahiatursa estiveram com Rolland Junker, representante da companhia aérea alemã Air Condor, para negociar a manutenção dos três vôos charters que a empresa opera diretamente da Alemanha para a Bahia. “Nós perderíamos um vôo no final de maio. Estamos negociando para mantê-lo. Caso a gente não consiga de imediato, vamos negociar para retomá-lo ainda este ano”, disse Leonelli. Já com a TAM a conversa evoluiu para a conquista pela Bahia de mais um vôo direto, ligando Frankfurt a Salvador.