Caverna do Diabo é reaberta para turistas

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/06/2008

A caverna do Diabo e dez cavernas do Parque Estadual Intervales foram reabertas à visitação pública no último sábado (21/06), por meio de um ato simbólico realizado pelos moradores, guias e agentes de turismo e representantes da Fundação Florestal (FF) e da Assembléia Legislativa, além de lideranças locais, no Centro Comunitário da cidade de Eldorado.

A volta do turismo às cavernas administradas pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, foi possível graças a um acordo judicial assinado pela FF, Ibama, Instituto Chico Mendes/Cecav, o Estado de São Paulo e a União.

O documento, que prevê a realização do plano de manejo das cavernas em dois anos, foi homologado na tarde da última sexta-feira (20/06), pela juíza Alessandra Nuyens Aguiar Aranha, da 4a Vara Federal de Santos.

As dez cavernas do Parque Intervales que foram reabertas no sábado são: Fendão, Mãozinha, Minotauro, Jane Mansfield, Santa, Colorida, Fogo, Meninos, Detrás e Tatu.

Todas as cavernas do Intervales, do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) e do Parque Estadual Caverna do Diabo, uma das unidades do Mosaico Jacupiranga, haviam sido fechadas em fevereiro último, por determinação do IBAMA, causando prejuízos à economia das cidades de Iporanga e Eldorado, que têm no turismo espeleológico uma de suas principais fontes de receita. As cavernas do PETAR já haviam sido liberadas em abril passado.







Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente