Editoria: Vininha F. Carvalho 18/06/2009
O Brasil é o segundo país que direciona mais estudantes ao exterior e o STB – Student Travel Bureau, maior operadora especializada em educação internacional para jovens do País, é a segunda agência que envia mais alunos para programas de intercâmbio no mundo, depois da Coreia do Sul e à frente da Colômbia. Esta foi a avaliação de Heith Mackay-Cruise, diretor do Study Group, um dos líderes mundiais em educação internacional, em recente visita ao País.
Para se ter idéia, somente no ano passado, o STB embarcou 48 mil passageiros, dos quais a maioria para estudo de idioma, ensino superior e experiência internacional de trabalho, alcançando quase 50% do total de embarques realizados pelo Brasil (107 mil estudantes).
“Geralmente, os alunos enviados pelo STB passam de 12 a 18 semanas em nossas escolas, que contam com equipe especializada no atendimento ao estudante e tecnologia de ponta nas salas de aula”, relata o executivo.
Segundo Mackay-Cruise, o grupo oferece programas de ensino médio e superior nas melhores escolas dos principais destinos para estudo da língua inglesa: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e Austrália.
Neste último, por exemplo, há ainda opções de cursos técnicos vocacionais nas áreas de business, marketing, tecnologia da informação, design gráfico, entre outras.
“A preferência pelos destinos obedece a sequência: Estados Unidos (40%), Austrália e Nova Zelândia (30%) e Reino Unido (30%).
Para o diretor do Study Group, há expectativa de crescimento em 2009 para a instituição que tem 40 centros de ensino no mundo e recebe anualmente 50 mil estudantes de 120 nações.
“Esperamos um acréscimo de 20% principalmente no mês que antecede as férias de julho, devido ao aumento da demanda por cursos de verão”, revela.
Sobre o Student Travel Bureau
Fundado em 1971, o STB é a maior operadora de turismo jovem e estudantil do País. Possui 60 lojas no Brasil, além de uma loja em Sydney, e escritórios na Austrália e na Nova Zelândia para operação do programa High School. Embarca anualmente cerca de 48 mil jovens.
Além de intercâmbio cultural para adolescentes e cursos de idiomas para os mais diferentes públicos, oferece viagens, experiências internacionais de trabalho, programas au pair, assistência médica internacional, reserva de acomodações e transporte no mundo todo e a Carteira Mundial do Estudante (ISIC).