Curitiba, milhares de flores, um grande jardim

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/09/2009

A chegada da primavera realça uma das características mais marcantes de Curitiba: o paisagismo. Se durante todo o ano é possível se encantar com os parques e praças bem cuidados, nesta época a explosão do colorido das flores encanta turistas e moradores.

São 850 mil mudas de flores espalhadas por 60 espaços urbanos, que diariamente recebem atenção das equipes do departamento de parques e praças da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná.

Presentes em pontos turísticos e no trajeto diário da população, as flores tornam a paisagem urbana mais amena. Sómente nas praças da cidade estão cerca de 220 mil flores; nas ruas e avenidas 550 mil.

O Jardim Botânico, um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital, encanta com 30 mil mudas de flores coloridas e variadas, levadas para todo o Brasil e exterior através das lentes dos cerca de 10 mil visitantes que passam pelo local a cada final de semana.

A principal característica das flores curitibanas é a de serem cultivadas em viveiros próprios no Horto Municipal do Guabirotuba. Nele o processo de seleção das variedades leva em consideração aspectos climáticos, privilegiando a cada estação aquelas que apresentam melhor adaptação.

Na primavera/verão o colorido vem das sálvias, celósias, gonphrena, que entram no lugar do amor-perfeito, boca de leão e verbena, que brilharam no outono/inverno.

Para apreciar toda esta beleza sugestões de trajetos não faltam: um passeio a pé pelas praças e parques, de carro pelas principais ruas e avenidas, do alto dos modernos ônibus double decker da Linha Turismo.

O resultado final do passeio será um panorama completo da cidade com maior índice de área verde por habitante, emoldurado pelas mais belas flores da estação.



Fonte: Cris Gerlach / Prefeitura Municipal de Curitiba