Foz do Iguaçu sediará o torneio de arremesso de celular e notebook

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/09/2013

O Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, volta a receber neste domingo (29/9), a partir das 10h, o maior torneio de arremesso de celular do mundo.

A competição integra as comemorações do aniversário da Segurança Empresarial de Itaipu, que completa 39 anos no dia 3 de outubro, e tem o apoio da binacional.

A expectativa da organização é que o 6º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular e o 5º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook reúnam mais de 400 participantes e arrecadem pelo menos 4 mil quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades assistenciais da cidade.

Também faz parte da programação o 3º Mutirão de Coleta de Resíduos Eletrônicos, que começa nesta sexta-feira (27), das 10h às 17h, com pontos de arrecadação no Cataratas JL Shopping, Iguassu Boulevard e Supermercado Max (centro). No domingo, a coleta será no Gramadão.

O coordenador da competição, Gabriel Antônio Campos Neto, da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais de Itaipu (SESE.AD), lembrou que o torneio de arremesso de celular é inspirado em competição semelhante que ocorre anualmente na Finlândia. Em Foz, no entanto, o número de participantes é maior.

Já o arremesso de notebook é inédito no mundo. Gabriel acrescentou que as atividades também têm o objetivo de conscientizar a população sobre a correta destinação dos resíduos eletrônicos, ajudar instituições assistenciais e divulgar atrativos turísticos do Destino Iguaçu.

Neste ano, os torneios ainda foram incluídos pela Prefeitura de Foz do Iguaçu na programação oficial do Dia Mundial do Turismo, comemorado no dia 27 de setembro.Gabriel garantiu que quem for ao Gramadão no domingo não irá se arrepender.

Além dos torneios, haverá intensa programação recreativa – com brinquedos para crianças; gincana de grupo de jovens da Igreja Católica; feira de produtos orgânicos; e exposição de veículos, entre outras atrações. “Será uma festa para família”, afirmou.

O coordenador informou que, caso chova no dia das competições, a programação poderá ser transferida para a semana seguinte. A previsão, no entanto, indica que haverá tempo bom.


Como participar:

As inscrições para os dois torneios (celular e notebook) poderão ser feitas na hora, no próprio Gramadão, das 10h às 16h. Os participantes receberão uma senha para o lançamento e ganharão os brindes do evento – uma camiseta e uma muda de árvore doada por Itaipu.

Cada participante poderá levar até duas sucatas de celular sem bateria e fazer até dois arremessos. Para cada lançamento, o competidor deverá entregar dois quilos de alimentos não perecíveis. A classificação final irá considerar apenas o melhor resultado.

No caso do notebook, são cinco quilos de alimentos para cada arremesso – também limitado a dois lançamentos. Gabriel esclarece que só vale notebook. Quem entregar um netbook, por exemplo, irá lançar um notebook fornecido pela organização.

A medição das distâncias será feita pelo pessoal da Diretoria de Coordenação de Itaipu com um equipamento eletrônico chamado taqueômetro – ou “Estação Total”.

Premiação:

A organização informou que, no caso do celular, serão premiados os melhores cinco arremessos nas categorias masculino e feminino adulto e masculino e feminino infanto-juvenil (até 13 anos).

Para os vencedores, serão distribuídos mais de 120 prêmios, incluindo diárias de hotéis de Foz do Iguaçu, passeios de helicóptero, de catamarã, almoços e jantares – entre outros.

O pessoal que entregar material no mutirão de resíduos eletrônicos também vai concorrer a prêmios.

Quebra de recorde:

A organização também vai oferecer prêmios especiais para os participantes que quebrarem os atuais recordes dos torneios de lançamento de celular.

Na categoria masculina, quem superar os 99,60 metros estabelecidos no ano passado vai ganhar uma viagem de fim de semana para o Rio de Janeiro, com passagem aérea e duas noites de hotel.

Entre as mulheres, a quebra de recorde (51,53 metros) vai render ao participante uma hospedagem de cinco dias em um resort de Maceió (sem aéreo).

Um detalhe: caso o recorde não seja batido, o prêmio será sorteado entre todos os participantes. A regra vale tanto para o masculino como para o feminino. “Assim, todo mundo terá chance de ganhar o grande prêmio”, disse Gabriel.

Mutirão:

A destinação dos materiais recolhidos no mutirão será dada pela empresa Krefta Tecnologia, de Foz do Iguaçu. Serão recolhidos itens como gabinetes, notebooks, teclados, mouse, caixas de som, monitores, impressoras e scanners; telefonia (celulares, telefones residenciais e smartphones) e eletrodomésticos (televisores, DVDs, condicionadores de ar e CD players, entre outros).

Por causa da presença de substâncias consideradas perigosas, a empresa não irá recolher materiais como lâmpadas, pilhas e baterias, cartuchos e toners de impressoras e tubos de imagem avulsos.

Fonte: Itaipu Binacional