O que é necessário para fazer um bom planejamento de marketing?

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/01/2014

Para empresas que desejam crescer, é possível trabalhar com ações efetivas mesmo com baixo investimento, porém, para isso, é preciso muita disciplina, dedicação e trabalho por parte do empreendedor e de seus colaboradores.

Um dos primeiros passos para implantar uma boa estratégia de marketing é ter muito conhecimento sobre o mercado em que a empresa atua.

Antes de tudo, é importante definir qual o segmento de mercado que a empresa deseja atuar – ou que já está atuando – por exemplo, classe A, classe B ou A + B, C, etc.

“Isso é fundamental na hora de fazer um bom planejamento de marketing. É um passo necessário”, diz Paulo Bertone, especialista em endomarketing, marketing e franchising.

Depois de definidas as principais características deste mercado prioritário, é preciso descobrir o que as pessoas deste segmento levam em consideração quando vão a uma loja – e isso pode variar desde a decoração e ambientação da loja ao atendimento diferenciado que pode ser oferecido.

“Portanto para se ter certeza e esclarecer as dúvidas acima e segmentar com segurança e eficiência, devem ser feitas pesquisas com o público a fim de conhecer melhor suas prioridades.

Quais os produtos que os satisfazem em termos de custo/benefício, como gostam de ser atendidos, valorizam a entrega de produtos em casa etc.”, diz Bertone, que garante que com algumas destas informações obtidas através das pesquisas será muito mais fácil elaborar um eficiente Planejamento de Marketing.

O papel do marketing é trabalhar com diversas áreas da empresa, desde aquelas que envolvem o produto, o preço, a qualidade, a logística/ponto, as instalações e embalagens até a comunicação (interna e externa), promoções, direito do consumidor, sac., sustentabilidade, imagem corporativa, pessoas, etc.

“É preciso estar atento a todos os itens do marketing mix citados acima para que as estratégias funcionem da maneira correta”, lembra o especialista.

É preciso lembrar que marketing é investimento e não custo. Todos os setores do varejo, da indústria e serviço devem inovar constantemente para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. A melhor forma para saber como inovar é pesquisar junto ao cliente quais são suas expectativa e desejos.

“Para mim a principal ação de marketing atual é o Endomarketing, ferramenta fundamental para o sucesso das estratégias de marketing”, exalta Bertone.

O especialista explica que o endomarketing tem como função promover a conciliação das estratégias de todos os setores da empresa com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço e produto do cliente externo.

”Para simplificar é fundamental capacitar e treinar todos os colaboradores para que estes saibam como atender corretamente os clientes em todos os aspectos, ou seja, com educação, boa aparência, conhecimento técnico dos produtos e serviços que estão oferecendo, etc.

Endomarketing é crucial. Sua função é manter as promessas feitas pela marca”, explica Bertone, que exemplifica :“Enquanto o pessoal do marketing e das agências de publicidade são ótimos em fazer juras e criar promessas de benefícios trazidos pelo produto ou serviço, será tarefa de seus funcionários garantir que essas sejam concretizadas”.

Segundo Bertone, com um bom planejamento de marketing, é possível agregar valor aos produtos e serviços e, para manter fieis tanto os colaboradores quando o clientes, o ideal é manter todos os itens em perfeita harmonia, acrescentando pesquisas constantes para saber da adequação e satisfação dos nossos atuais e possíveis clientes, assim como manter os colaboradores comprometidos na satisfação do cliente, aprimorando sempre a qualidade dos serviços, oferta de produtos com preço e qualidade, interagir constantemente para saber como anda a relação, etc.

Fonte: Paulo Bertone