Ministério do Turismo divulga ações em feira de turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/04/2014

Estima-se que mais de 200 operadores de turismo tenham procurado o espaço do ministério e da Embratur em busca de informações sobre os programas de governo. A aproximação aumenta o poder de mobilização do setor para os projetos de apoio ao turismo

Operadores de turismo de todo o mundo estão aproveitando a presença na feira de turismo World Travel Market Latin America 2014, que está sendo realizada em São Paulo, para conhecerem as principais ações do Ministério do Turismo e da Embratur.

Em um espaço de 91m², técnicos do MTur estão à disposição do público para tirar dúvidas e oferecer material explicativo sobre o Viaja Mais Melhor Idade, programa de descontos em viagens para idosos; o Cadastur, sistema oficial de cadastro dos prestadores de serviços turísticos e o programa de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Estima-se que estande do Ministério do Turismo e Embratur já tenham atendido mais de 200 operadores de turismo nos dois primeiros dias do evento.

A alta procura pelas ações do Ministério do Turismo são consequências do ganho de visibilidade e de importância do setor nos últimos tempos.

O turismo tem se mostrado um segmento capaz de absorver parte dos abalos que atingem a economia mundial. No ano passado, foram mais de 250,6 milhões de viagens realizadas pelo país, 19 milhões a mais do que no ano anterior. Pesquisa do Ministério do Turismo em sete capitais brasileiras confirma a disposição do brasileiro de continuar viajando; ampliando, desta forma, a atividade turística no país.

Por conta do mercado interno, somos o 6º PIB de turismo do planeta e o setor responde por 3,7% do PIB nacional (IBGE) e gera 2,9 milhões de empregos diretos.

Na opinião do agente de viagem Fernando Macedo, a presença do governo federal nestes espaços reforça a importância do apoio público ao setor e aumenta a visibilidade aos programas para o turismo.

“Diversas empresas locais e internacionais estão presentes aqui. Elas nem sempre têm a dimensão do que está sendo feito para o crescimento do turismo brasileiro. Este é o local ideal para esse tipo de interação entre o público e o privado”, disse.

A WTM é palco de diversos debates sobre a indústria global do turismo mundial, com o objetivo de promover a América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina.

Simultaneamente, está sendo realizado o 41º Encontro Comercial Braztoa. É a segunda vez que a WTM Latin America é trazida ao Brasil.

Nesta edição serão 1.300 expositores de 60 países. O evento acontece em São Paulo, de 23 a 25 de abril, no Transamerica Expo Center.

A feira ainda reforça a vocação de São Paulo como destino de negócios, segmento que atraiu mais de 25% de estrangeiros que visitaram o país em 2012.

Fonte: MTur