Fazendas centenárias unem-se para atrair turistas

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/07/2005

Fazendas centenárias do sudoeste mineiro e noroeste paulista abriram suas porteiras aos turistas e amantes da natureza. Trinta e dois fazendeiros e empreendedores do turismo rural de 34 cidades dessa região fundaram a Associação Café com Leite e criaram o circuito de mesmo nome para melhor divulgar os atrativos das propriedades.

Essa iniciativa, que tem cinco anos e já apresenta bons resultados, será tema de reportagem do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que foi veiculada no domingo (24/7), às 7h30, pela TV Globo.

O programa foi reapresentado na Globo News, às 10h05, também no domingo, e na segunda-feira (25/7), às 23h, e na sexta-feira (29/7), às 00h30, no Canal Futura

As economias do café e do leite são cíclicas e enfrentaram altos e baixos, ao longo de décadas, desde o período colonial, explica Aloísio Coelho Gonçalves, atual presidente da Associação Café com Leite e gerente da Fazenda Nova Floresta, localizada no município de Guaxupé, Minas Gerais.

A metodologia de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor) do Sebrae está sendo empregada no novo circuito turístico. O Sebrae está apoiando a Associação Café com Leite, há dois anos, e continuará até 2007.

Entre as metas a serem alcançadas na região, de acordo com a Geor, estão: o aumento em 5% do número de pessoas ocupadas no setor de turismo, até o fim deste ano. Essa meta sobe para 10%, em 2006, e para 20% até 2007.

As 32 fazendas, que compõem o Circuito Café com Leite, estão em 17 municípios mineiros e 17 paulistas. No sudoeste mineiro elas estão localizadas em: Guaxupé, Guaranésia, Monte Santo, Arceburgo, São Sebastião do Paraíso, Juruaia, Muzambinho, São Pedro da União, Bom Jesus da Penha, Passos, Itamogi, Jacuí, Nova Rezende, Pratópolis, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas e São Tomás de Aquino.

No noroeste paulista em: Mococa, São José do Rio Pardo, Cajuru, Tapiratiba, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Tambaú, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio da Alegria, Altinópolis, Caconde, Cássia dos Coqueiros, Divinolândia, Itobi, Santa Rosa do Viterbo, Vargem Grande do Sul e São Sebastião da Grama,

As diárias das fazendas do Circuito Café com Leite custam entre R$ 80 e R$ 100, com pensão completa, isto é, incluem café da manhã, almoço e jantar.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias