Hotel na selva oferece tranqüilidade e educação ambiental

Editoria: Vininha F. Carvalho 16/08/2005

Plantas nativas e exóticas, animais silvestres, muita tranqüilidade e sossego. É o que encontra quem se hospeda no Selva Parque Hotel, localizado na cidade de Cacoal, a 500 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia. O hotel está dentro de uma área de 60 alqueires de mata, em reserva ambiental, e seus donos Vera e Nério Bianchini sabem bem o que significa a preservação da natureza e a conscientização ecológica.

Foi com esse pensamento que nasceu há dez anos o projeto do casal de aliar a preservação ambiental ao turismo, com enfoque para a educação ecológica. Vera conta que tudo começou quando seu marido comprou o terreno e construiu ali um pequeno sítio, onde recebia amigos e parentes. "Com o passar do tempo, outras pessoas tomaram conhecimento do Sítio do Nério e se interessaram por se hospedar no lugar", revela.

Com isso, foi preciso muito esforço e persistência para montar um projeto que envolvesse turismo, educação ecológica e lazer. Para tanto, conseguiram um empréstimo de R$ 200 mil da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), para montar todas as instalações do hotel, aproveitando as características ambientais locais e sem prejudicar a interação com a natureza e com os animais silvestres, ainda presentes na reserva.

Outros R$ 198 mil foram investidos com recursos do Banco da Amazônia para complementar todas as instalações de 44 acomodações, entre cabanas, apartamentos, salão de convenções e a própria preparação dos 57 funcionários para atender bem o cliente.

"Foi um projeto de grandes dimensões e que começa a dar seus resultados hoje. Foi um grande investimento não só para a realização de um sonho como também para iniciar a educação ambiental com as pessoas que visitam a floresta e não têm a preocupação em preservar o que nos foi dado", disse.

Hoje, o Selva Parque Hotel recebe cerca de 100 mil pessoas por ano, entre visitantes que tiram o dia para passear na reserva e hóspedes que participam de eventos realizados no hotel. Apenas 30% dos visitantes são verdadeiramente hóspedes do hotel e, para Vera Bianchini, muitos deles ainda não têm a consciência ecológica e de preservação pela qual o casal tanto luta.

"É necessário que as pessoas percebam o quanto é importante para o Brasil e para nós mesmos manter a floresta e todo seu habitat intacto e que haja menos impactos em sua exploração", diz. Para chegar ao hotel, além da capital rondoniense, há também um pequeno aeroporto próximo 100 quilômetros de Cacoal.



Iniciativa premiada

A experiência do hotel recebeu prêmios nacionais, entre eles, o Prêmio Pró-Qualidade, na categoria serviços, concedido pelo Sebrae, pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e pela Fundação Nacional de Qualidade, em 2004. Segundo a responsável pelo prêmio no Sebrae em Rondônia, Suely Lucena, a idéia é que experiências como esta sejam reconhecidas e que outros empresários invistam em ações responsáveis, além do desenvolvimento do seu negócio.

Os seis filhos do casal estão se preparando para assumir os negócios dos pais. "Cada um busca preparo em suas áreas de afinidade, como administração, direito, turismo e até zootecnia e a idéia é que sejam sucessores desse projeto", revela.

Quem se hospeda no Selva Parque Hotel, além da tranqüilidade, tem também contato com animais silvestres como capivaras, antas, porcos do mato, jabutis, araras e até mesmo um pirarucu de 60 quilos, que Vera faz questão de registrar. "Muitos desses animais são resgatados pelo Ibama que nos enviam para ficar na reserva. Alguns chegam aqui feridos e doentes, mas recebem cuidados para serem reintegrados à floresta", afirma.



Brasil + Competitivo

O Prêmio Pró-Qualidade é uma ação do programa Brasil + Competitivo, uma parceria entre o Sebrae e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), para ampliar a competitividade de segmentos empresariais com a idéia de transformar problemas e barreiras em oportunidades de negócios.

O MBC foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Certificado pela ISO 9001:2000 desde novembro de 2004, o MBC tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população.

O site do Movimento Brasil Competitivo possui mais informações sobre o projeto Rede de Cooperação Brasil+ e demais iniciativas da instituição.




Informações: Selva Parque Hotel: (69) 3459-2322

Fonte: Sebrae

Endereço: