Isenção de cobrança do visto vai elevar turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/06/2005

Para facilitar a vinda de mais turistas a Manaus, a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo) apresentou ao Ministério do Turismo uma proposta de isenção da cobrança do visto de passagem aérea aos estrangeiros que chegam a cidade de Manaus. Hoje, esse tipo de imigrante precisa pagar U$S 100 para a obtenção do visto de entrada.

A proposta da Amazonastur já foi aprovada no Congresso Nacional e neste momento está sendo apreciada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, acredita que a medida irá estimular o crescimento do número de estrangeiros que chegam a Manaus. Ela disse que U$S 100 faz muita diferença.

"Se o estrangeiro vier acompanhado de mais três pessoas ele deverá pagar U$S 400. Sem essa cobrança o número desses turistas poderá aumentar", assegurou.

Para este ano a empresa estadual de turismo tem um orçamento de R$ 12 milhões. Entre as novidades a serem desenvolvidas está a implantação o projeto City Tour na cidade, que tem o objetivo de oferecer um roteiro turístico com os visitantes pelos principais pontos de Manaus, como Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa e Palácio do Governo.

Oreni Braga informou que o Projeto do City Tour já está concluído e terá início assim que surgir algum patrocínio de uma empresa privada. Nossa meta é disponibilizar o projeto ainda neste ano, mas estamos na pendência de apoio de alguma empresa, explicou a titular da Amazonastur.

Fonte: Jornal do Commercio (AM)