Rede de relacionamentos é foco para promoção do turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/07/2005

A rede de relacionamentos funciona como uma conexão interpessoal onde os diferentes agentes de promoção do turismo se relacionam para impulsionar o segmento.

A promoção e o desenvolvimento dos novos roteiros turísticos no Brasil devem ser implementados com o apoio de uma rede de relacionamentos que envolva entidades do setor público, empresários e representantes dos mais variados agentes que impulsionam o setor.

A afirmação é do consultor do Ministério do Turismo em gestão de redes, Cássio Martinho, que ministrou palestra, sobre A Apresentação da Rede de Relacionamentos - Programa de Regionalização do Turismo: Roteiros do Brasil, durante o I Salão do Turismo.

Segundo Cássio, as regiões onde existem maior capital social e capacidades associativas são as que mais estão propensas a desenvolver uma rede de relacionamentos.

"Essa rede potencializa o desenvolvimento do roteiro, em nível local, e divulga essa potencialidade em nível nacional e internacional. Isso também é fazer turismo no Brasil", afirmou.

A rede de relacionamentos funciona como uma conexão interpessoal onde os diferentes agentes de promoção do turismo se relacionam para impulsionar o segmento.

Para Tânia Brizola, diretora do departamento de articulação do Ministério do Turismo, que também participou do debate, formar uma rede de relacionamentos do turismo obriga que o poder público local converse entre si, que dialogue com o meio empresarial e que discuta maneiras de promover o roteiro. "É isso que faz a diferença", acredita.

Ela citou o exemplo dos estados da região Norte do País, que uniram esforços para montar, integradamente, um estande que mostra as potencialidades turísticas locais. "É de tirar o chapéu a integração entre Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas e demais estados do Norte que não se auto-promovem e sim à região inteira", observou.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias