Editoria: Vininha F. Carvalho 20/10/2005
O Projeto de Competitividade dos Pequenos Meios de Hospedagem, voltado para o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional à distância no país, ganhará mais uma apostila, a sexta, sobre o Código de Conduta para o setor hoteleiro, baseado no Código de Defesa do Consumidor.
O projeto é elaborado em conjunto pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih Nacional) e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
O código será incluído no kit do curso a pedido do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, para reforçar a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
O presidente da Abih Nacional, Eraldo Alves da Cruz, esclareceu em entrevista à Agência Brasil, no Rio de Janeiro, que esse será um item de destaque no código.
"Todos nós, hoteleiros, temos consciência de que esse é um problema sério. O que pudermos fazer para evitar, vamos fazer", garantiu.
Ele destacou que o esforço irá além, de modo a "evitar, coibir e até extirpar isso de uma vez da vida nacional". Cruz lembrou, porém, que o problema do abuso sexual está, "lamentavelmente", dentro da casa das pessoas, no Brasil.
A apostila terá um capítulo especial sobre a criança e o adolescente e foco nas reações que o gestor da hotelaria deverá ter para saber lidar com as mais diversas situações, desde o recebimento adequado de idosos e deficientes, até a convivência com comportamentos considerados estranhos, que incluem furtos ou suicídios no estabelecimento, entre outros.
O Código de Conduta vai orientar sobre a forma legal de reagir às situações. Os recursos financeiros para publicação do Código de Conduta do setor hoteleiro serão anunciados pelo ministro durante o 47º Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), em São Paulo, nesta semana.