Estrada Real terá guia de ecoturismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 04/11/2005

Cinco parques nacionais, 11 parques estaduais, serras da Mantiqueira e do Espinhaço, cachoeiras, rios, trilhas e sítios arqueológicos ao longo dos 1.400 quilômetros da Estrada Real, rotas centenárias que cruzam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, criam o cenário e as condições ideais para a prática de várias modalidades do turismo de aventura, como mountain bike, vôo livre, asa delta, rafting, canoagem, cavalgadas, mergulho, trekking, rapel e escaladas.

Na quarta-feira (24/8), às 19h, o Ministério do Turismo e o Instituto Estrada Real lançam o Guia de Ecoturismo Estrada Real, que representa mais um passo para consolidar o trabalho de divulgar os atrativos desse roteiro brasileiro e conscientizar o turista sobre sua responsabilidade com o meio ambiente.

O lançamento acontece no estande do Ministério do Turismo na 7ª Adventure Sports Fair, no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, com a presença do ministro Walfrido dos Mares Guia.


Caminhos:

Entidade civil sem fins lucrativos, o Instituto Estrada Real foi criado em 1999 pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para conduzir e incentivar o turismo ao longo das rotas históricas, divididas em Caminho dos Diamantes, Caminho Velho e Caminho Novo.

Pelo Caminho dos Diamantes, o turista visita Diamantina, Serro, Conceição do Mato Dentro, Serra do Cipó, Itambé do Mato Dentro, Caraça e Ouro Preto, todas em Minas. Já o Caminho Velho passa pelas cidades mineiras de Caeté, Rio Acima, Moeda, Entre Rios de Minas, Tiradentes, Carrancas, Aiuruoca, São Tomé das Letras e Passa Quatro, além de Silveiras (SP) e Paraty (RJ).

Por fim, o Caminho Novo leva o visitante ao Rio de Janeiro e Petrópolis (RJ) e também à Conceição do Ibitipoca, Santana dos Montes e Ouro Branco, em Minas.


Guia:

Por meio de parceria do Instituto Estrada Real com a editora paulista Empresa das Artes foi possível a publicação do guia de ecoturismo, que estará disponível em bancas de jornal e livrarias.

As 204 páginas, que convidam para a "aventura e preservação nos caminhos da história", trazem informações sobre 23 núcleos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Cada núcleo é composto de cidades principais, aquelas que reúnem o maior número de atrativos, e as secundárias, que situadas no entorno, também merecem ser visitadas.

Informa também sobre 36 atividades ecoturísticas, cinco parques nacionais e 11 parques estaduais, além de 110 localidades com dicas de hospedagem, alimentação e serviços.

Fonte: Teresa Mello