Editoria: Vininha F. Carvalho 24/01/2006
O costume de receber os turistas na própria casa, servindo ainda o café-da-manhã, o chamado Bed and Breakfast, é muito disseminado na Europa e Estados Unidos, mas ainda inovador no Brasil. O Sebrae Nacional quer mudar isso e a partir deste ano deverá investir mais em ações no programa "Cama e Café", revela a consultora na área de Turismo da entidade, Ilma Ordine Lopes.
"Esse setor tem capacidade para aceitar uma demanda de turismo que vem de uma população menos favorecida economicamente e, por conta disso, deixa de viajar nas férias".
O "Cama e Café" estrutura-se basicamente em pousadas e casas de moradores que recebem o turista apenas para dormir e tomar café-da-manhã. Segundo Ilma, o segmento é uma oportunidade para o turista que não pode fazer viagens muito longas por conta do custo, podendo ir de carro ou mesmo de ônibus.
"A idéia é traçar um círculo no raio de 50 quilômetros de uma determinada região e trabalhar esse destino turístico. As pessoas sairão de suas cidades e visitarão regiões próximas a um custo mais baixo. O círculo aumenta de acordo com o poder aquisitivo da população".
O custo para quem trabalha neste tipo de setor também é menor. Em vez de estratégias de marketing visando os grandes centros, o "Cama e Café" necessita de publicidade nos municípios que compõem o círculo. "Fica mais barato e funciona o boca-a-boca".
Ilma explica que com o apoio a esse setor o Sebrae está investindo no enriquecimento dos destinos emergentes, visando sobretudo a interiorização dos destinos, aproveitando os recursos naturais, culturais e socioeconômicos de cada região.
Segundo a consultora, boa parte das empresas que trabalham com turismo hoje, principalmente na área de ecoturimo, turismo de aventura, programas para melhor idade, para portadores de necessidades especiais, já está em conformidade com normas de segurança em cada setor. O apoio ao segmento de Cama e Mesa poderá incrementar o desenvolvimento ainda mais dessas empresas.
O Sebrae, de acordo com Ilma, já participou de programas de turismo sustentável em todo o Brasil. Ela cita como exemplo o projeto Aprender a Empreender, com cursos presenciais e a distância (internet e televisão) para gestão de pousadas. Outra parceria importante na área da sustentabilidade é com o Ministério do Turismo, no programa de Roteirização.
"Nesse processo, nós valorizamos todos os saberes do povo brasileiro. É o resgate das manifestações culturais. Na roteirização, trabalhamos a gestão dos empreendimentos e as necessidades dos empreendedores que fazem parte de cada roteiro".
A consultora acredita que o turismo ganhou mais respeito e espaço dentro da política nacional depois da instalação do Ministério do Turismo. "O turismo é um setor dinâmico, que atrai investimentos internos e externos e isso cria novos postos de trabalho, emprego e renda, sem falarmos do crescimento da própria região onde as empresas se instalam. Aos poucos esses locais vão ficando mais bonitos e elegantes, criando elos com comunidades cada vez mais distantes, num crescente favorecimento cultural e social".
Resultados:
Atualmente a área de Turismo do Sebrae Nacional possui 60 projetos no programa de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor). O objetivo, segundo Ilma, é que em 2006 já sejam mais de 100. "O turismo é um setor econômico onde 95% das empresas são pequenas empresas - pequenas pousadas, hotéis, bares, agências de turismo".
A Geor é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, cujo objetivo é a estruturação e o gerenciamento de projetos. Na metodologia, interessam, sobretudo, as mudanças concretas que se desejam alcançar na realidade do público-alvo, ou seja, os resultados mais relevantes do ponto de vista do interesse dos beneficiários finais: os resultados finalísticos.
As ações e recursos alocados ao projeto devem, invariavelmente, convergir para o alcance desses resultados. Em termos práticos, este modelo de gestão está apoiado em dois requisitos: responsabilização e compromisso, das instituições parceiras e dos próprios empresários envolvidos nos projetos atendidos.