Editoria: Vininha F. Carvalho 24/03/2006
O World Travel & Tourism Council (WTTC) lançou, nesta sexta-feira, suas previsões de Viagens & Turismo de 2006 para a América Latina e o Brasil, durante o 10º Congresso Mundial de Jovens Empreendedores, realizado em São Paulo.
A pesquisa do WTTC para 2006, pela primeira vez patrocinada pela Accenture e preparada pela Oxford Economic Forecasting, segue o padrão das Nações Unidas para a Contabilidade Satélite de Turismo (Tourism Satellite Accounting) e inclui 174 países.
O WTTC relatou que, em 2005, a tendência positiva para o setor no Brasil com a atividade econômica (demanda total) continuou, chegando a exceder a marca de R$ 149 bilhões, sustentando assim a recuperação vigorosa feita em 2004.
Para 2006, 0 WTTC prevê, em relação à demanda, incluindo todos os componentes de consumo, investimento, gastos do governo e exportações de Viagens & Turismo, que o Brasil deve gerar R$ 165,2 bilhões (US$ 70,4 bilhões) em atividade econômica (demanda total), aumentando (termos nominais) para R$ 395,1 bilhões (US$ 113,8 bilhões) até 2016. Espera-se que a demanda total cresça 5,3% em 2006 e 4,3% ao ano, em termos reais entre 2007 e 2016.
O aumento contínuo de viagens para dentro do país aumentará a exportação de visitantes do Brasil para 3,9% do total de exportações (R$ 20 bilhões ou US$ 8,5 bilhões) em 2006, crescendo (termos nominais) R$ 57,3 bilhões ou US$ 16,5 bilhões (3,6% do total) em 2016. Na verdade, a porcentagem do total será menor em 2016 comparado-se com 2006.
A indústria de Viagens & Turismo do Brasil espera contribuir com 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2006 (R$ 59,3 bilhões ou US$ 25,3 bilhões), aumentando em termos nominais R$ 125,1 bilhões ou US$ 36 bilhões (2,7% do total) até 2016.
A contribuição da economia do segmento (porcentagem do total) deve aumentar de 6,7% (R$ 141,1 bilhões ou US$ 60,1 bilhões) para 6,9% (R$ 322,4 bilhões ou US$ 92,9 bilhões) no mesmo período.
O setor ofereceu aproximadamente 5.495.000 empregos em 2006 no Brasil, ou seja, 6,4% do total de empregos ou um em cada 15,6 empregos. Até 2016, o total deve ser de 6.855.000 empregos, o que corresponde a 6,6% do total de empregos ou um em cada 15,1 empregos. Os 2.337.000 empregos na indústria de Viagens & Turismo são equivalentes a 2,7% do total de empregos em 2006 e a previsão é de 2.740.000 empregos ou 2,6% do total até 2016.
O setor ofereceu aproximadamente 5.495.000 empregos em 2006 no Brasil, ou seja, 6,4% do total de empregos ou um em cada 15,6 empregos. Até 2016, o total deve ser de 6.855.000 empregos, o que corresponde a 6,6% do total de empregos ou um em cada 15,1 empregos. Os 2.337.000 empregos na indústria de Viagens & Turismo são equivalentes a 2,7% do total de empregos em 2006 e a previsão é de 2.740.000 empregos ou 2,6% do total até 2016.
O Brasil é a 18ª maior economia de Viagens & Turismo do mundo, chegando atrás apenas do México na região da América Latina. Mesmo assim, em termos de crescimento a longo prazo – fixado em 4,3% por ano para os próximos dez anos e na posição 110 do ranking mundial, o Brasil é ultrapassado por vários de seus vizinhos.
Em termos gerais, a participação de mercado do Brasil sofreu um declínio de 1,2% a partir do final dos anos 80 até 1,1% em 2006 e estima-se que o total chegue a apenas 1% da participação de mercado mundial nos próximos anos. Isso reflete a concorrência intensa que surge das economias emergentes como a China e a Índia.
O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, afirmou que “estamos percebendo o poder, a velocidade e vitalidade das Viagens & Turismo e como elas podem trazer oportunidades econômicas e empregos para as pessoas e economias mundiais que estão buscando formas de criar um desenvolvimento sustentável”.
Segundo ele, a atividade global está fixando novos recordes, mas “o que é realmente incrível é como países menores em desenvolvimento como Montenegro, Romênia, Namíbia e Brunei estão utilizando as Viagens & Turismo como um catalisador para um maior desenvolvimento econômico”, ressaltou.
De acordo com Baumgarten, esses países perceberam como visitantes e residentes internacionais impactam diretamente suas economias, fazendo com que decisões estratégicas fossem tomadas nos cargos mais altos no sentido de dirigir a atenção, recursos e esforços para realizar este potencial.
Para o presidente mundial do WTTC, o Brasil deve tornar o segmento Viagens & Turismo uma prioridade estratégica e desenvolver seus próprios planos para realizar o potencial total que essa indústria pode trazer com relação à criação de empregos e o desenvolvimento econômico do país. Nos últimos anos, o segmento no Brasil tem sofrido pela falta de visão estratégica e compromisso de longo prazo.
“Nós estimulamos o governo brasileiro a redobrar seu foco e atenção na longa lista de questões políticas de orçamentos de marketing e promoção, na política de aviação, em incentivos fiscais de segurança e proteção, que farão uma verdadeira diferença para a nossa indústria”, destacou.
A oportunidade de confrontar e debater os desafios enfrentados pela indústria de Viagens & Turismo globalmente é fornecida pelo WTTC em sua reunião anual. Líderes dos setores público e privado de todo o mundo estarão em Washington para a 6ª Reunião Global de Viagens & Turismo, de 10 a 12 de abril de 2006. O formato exclusivo do encontro facilitará um diálogo aberto e franco entre os líderes, que discutirão gargalos em potencial com relação ao desenvolvimento, a longo prazo, da indústria e identificação de reais oportunidades de crescimento. Mais informações sobre o evento estão no site www.globaltraveltourism.com.
Sobre o World Travel & Tourism Council
O WTTC é o fórum para líderes empresariais da indústria de Viagens & Turismo. Seus membros incluem executivos de alto escalão de centenas das principais companhias do setor. O WTTC possui um mandato único e supervisiona todos os assuntos relacionados a essa indústria.
O WTTC trabalha com a conscientização de que Viagens & Turismo fazem parte uma das maiores indústrias do mundo, proporcionando empregos para 220 milhões de pessoas e gerando mais de 10% do PIB mundial.
Sobre a Accenture
A Accenture é uma companhia de consultoria de gerenciamento global, serviços de tecnologia e terceirização. Destinada a oferecer inovação, a Accenture colabora com seus clientes ajudando-os a obter alto desempenho nos negócios e no gerenciamento.
Detentora de alto conhecimento do processo envolvido no negócio e na indústria, largos recursos globais e um histórico comprovado, a Accenture pode mobilizar as pessoas, habilidades e tecnologias certas para ajudar os clientes a melhorarem seu desempenho. Com mais de 126 mil pessoas em 48 países, a companhia gerou uma receita líquida de US$ 15,55 bilhões no ano fiscal concluído em 31 de agosto de 2005.