Planejamento estratégico do turismo é o negócio de Indústrias Criativas

Editoria: Vininha F. Carvalho 18/12/2005

Você imagina quais são os impactos econômicos, sociais e culturais que a implementação de um plano estratégico de desenvolvimento do turismo pode provocar em um município?

Na prática, qual é o grau de importância deste plano estratégico contar com o apoio técnico de equipes qualificadas, dirigidas por profissionais experientes e de sucesso comprovado no setor?

O que cidades com perfis distintos, como São Roque (SP), Peruíbe (SP), Iguape (SP), têm hoje em comum e de que maneira podem contribuir para a compreensão do assunto em pauta?

Nessas três cidades, está sendo desenvolvido pela Indústrias Criativas – Estratégias e Projetos, um trabalho pioneiro, intitulado Programa de Estruturação de Atividade Turística. Mais do que fazer estudos e elaborar planos de desenvolvimento para as cidades, a consultoria acompanha a implantação das ações que forem necessárias e prioritárias para cada cliente.

Esse programa tem duas fases. Na primeira são realizados os estudos que auxiliarão a traçar estratégias para o desenvolvimento turístico. Na segunda etapa, surgem ações para implementação e monitoramento. No caso de São Roque e Iguape, a primeira fase (estudos e elaboração do diagnóstico) já foi finalizada. Em Peruíbe a apresentação do diagnóstico será em 21 de novembro.

Os impactos econômicos, sociais e culturais que a implementação de um plano estratégico de desenvolvimento do turismo trazem a um município são imensos, pois é sabido que, a chamada “indústria limpa”, é uma grande geradora de empregos diretos e indiretos, trazendo consigo o tão falado “turismo sustentável”.

Para a cidade de São Roque, por exemplo, pretende-se propiciar que toda cadeia produtiva local seja beneficiada pela atividade turística, que deve atuar como alavanca para o desenvolvimento. Dessa forma, as ações para o município buscam essencialmente integrar as atividades econômicas buscando sinergia para o desenvolvimento local.

No caso de Iguape, o diagnóstico da Indústrias Criativas destacou especialmente, o resgate histórico do local e a construção de uma identidade turística, apoiada na identificação e valorização de seus recursos naturais e culturais (matéria-prima turística básica).

A formatação e operação de roteiros, capacitação de recursos humanos e ações de divulgação são alguns dos passos essenciais para o município.

Em Peruíbe, por sua vez, cujo estudo inicial será entregue no próximo dia 21 de novembro, a valorização do ecoturismo e a integração do patrimônio cultural ao turismo de “sol e praia” permitirão reposicionar e requalificar o destino, ampliando o potencial turístico local e, consequentemente, aumentando a geração de empregos e de renda.


Indústrias Criativas:

Estratégias e Projetos é uma jovem empresa, criada em 2003 por Caio Luiz de Carvalho (ex-ministro de Esportes e Turismo e atual presidente da SP-Turis) e Goiaci Alves Guimarães (ex-presidente da ABAV Nacional, empresário do turismo há mais de 30 anos e atual presidente do Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais – FAVECC). Tem como finalidade oferecer produtos voltados ao desenvolvimento de produtos e destinos turísticos, desde sua concepção até sua finalização, buscando soluções diferenciadas e adequadas a cada cliente.


Fonte: Press Club