Relação entre a alteração do clima e o turismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 29/12/2005

A mudança climática em decorrência dos altos índices de poluição do planeta, é um tema que está em evidência. Diversos estudos estão sendo realizados com vistas a esclarecer as conseqüências de um aquecimento global gradativo ao longo dos anos. No entanto, nós, enquanto atuantes no setor do turismo, devemos tentar observar que impactos esta mudança climática causará a atividade turística como um todo e, principalmente, como minimizá-la.

O aquecimento global, com já alertado por diversas organizações não-governamentais, irá favorecer o derretimento das massas polares, que por sua vez irá aumentar o nível do mar em proporções ainda não conhecidas. Neste caso, configura-se uma ameaça eminente à atividade turística, pois grande parte dos fluxos turísticos mundiais são orientados para o litoral dos continentes e para ilhas oceânicas.

Outro ponto a ser pensado, o qual foi discutido na 1º conferência internacional sobre mudança climática e turismo, organizado pela OMT, é com relação a alteração do clima e os impactos ao turismo nas regiões montanhosas.

O aumento da temperatura global irá encurtar o período das estações de inverno, diminuindo as camadas de gelo nessas regiões. Essas alterações além de diminuir o potencial turístico do local, poderia inclusive vir a inviabilizar a realização do turismo, gerando toda uma problemática econômica e social nas regiões mais afetadas.

No entanto, há o outro lado da moeda. Da mesma forma que a mudança climática poderá inviabilizar a prática do turismo em regiões mais conhecidas, ela poderá realçar o potencial turístico de regiões pouco exploradas. Claro que, a princípio, a definição de quais regiões passarão a ter vocação turística em função da alteração do clima é inviável, por diversos motivos, mas em todo o caso, não é esta a finalidade deste artigo.

O importante é conhecermos a relação de reciprocidade existente entre o turismo e a mudança climática. Da mesma forma que uma mudança no clima mundial irá afetar a atividade turística como um todo, a poluição gerada pelo turismo contribui diretamente para o aquecimento global, principal responsável pelo revés do clima mundial. O esclarecimento das responsabilidades inerentes as empresas turísticas é indispensável para uma atuação correta junto ao meio ambiente.

A busca por meios alternativos de energia, o correto processamento de lixos e restos, o reaproveitamento da água, entre outros, são alternativas válidas e que devem ser buscadas pelo setor, visando a sua própria subsistência e estabilidade.

Àqueles que acreditam que estas projeções são fantasiosas ou, no mínimo, muito distantes de nosso tempo presente, ressalto alguns acontecimentos muito recentes que estão diretamente relacionados à estas questões:

* Furacão catarina – ocorrido em Santa catarina no ano de 2004

* Nevascas extremamente rigososas ocorridas recentemente na Alemanha em plena Primavera

* Previsão da maior temporada de furacões de todos os tempos no litoral leste dos Estados Unidos para este verão de 2005.

Para maiores informações, visitem os endereços abaixo:

Primeira Conferência Internacional sobre turismo e Mudança climática: http://www.world-tourism.org/sustainable/climate/brochure.htm

Explanações do Greenpeace acerca da mudança climática:

http://www.greenpeace.org.br/clima/?conteudo_id=779&sub_campanha=0&img=15

Artigo do WorldWatch Institute: http://www.wwiuma.org.br/artigos/009.html

Fonte: Thiago Ultra