Editoria: Vininha F. Carvalho 24/01/2006
O Santos e Região Convention & Visitors Bureau lançou em dezembro passado aos associados, parceiros, órgãos públicos e privados o selo “Somos Amigos do Turista”.O Selo tem o objetivo de ressaltar a importância da integração regional e da parceria, visando o desenvolvimento turístico e estimulando o bom atendimento aos turistas que visitam a Costa da Mata Atlântica. Esta foi a primeira edição do selo que, a partir de agora, será concedido ao final de cada ano como símbolo da qualidade na prestação de serviços e da participação em projetos para o crescimento do turismo regional.
O projeto Selo Amigo do Turista foi iniciado no final de 2005 e terá continuidade com o treinamento de inúmeras categorias profissionais, em 2006. O prestador de serviços fica estimulado em atender bem e o turista fica contente pelo bom atendimento, indica e retorna. Esse é o objetivo final, afirma Lucia Teixeira Furlani Vice Presidente do SRCVB.
O selo Taxista Amigo :
Numa parceria com a Estação do Turismo e o Sindicato dos Taxistas, acaba de formar a primeira turma do Curso de Capacitação para Taxistas, inédito no Brasil. Entendendo que este seja um importante passo para a qualificação do turismo receptivo na região da Costa da Mata Atlântica. Cada taxista que fez o treinamento recebeu um certifica de qualificação e um selo de identificação "Taxista Amigo do Turista".
A Vice-Presidente do SRC&VB, Lúcia Maria Teixeira Furlani, considera que “o órgão está investindo no treinamento e aperfeiçoamento de diversos profissionais que atuam direta e indiretamente na atividade turística, que envolve uma cadeia de ações, movimentando diversos setores do mercado. Além de promover a divulgação da região, o Bureau também está incentivando programas educativos dirigidos à criação de uma mentalidade receptiva junto aos profissionais de diversos setores e à população em geral”. Além do curso de capacitação para a importante categoria dos taxistas, “o Bureau também irá dar continuidade ao treinamento de funcionários dos hotéis, em conjunto com o Sindihorbs, entre outros que estão sendo planejados”, completa.
"Acredito que todo o conhecimento transmitido eleva o padrão cultural do povo. Para isso, temos que pensar que a base da pirâmide é feita, além dos taxistas, pelos guias e garçons, que são os primeiro contatos do turista. Nós, do Bureau, estamos conscientizados disso e pretendemos dar continuidade com garçons e guias. Toda vez que o Bureau intervir na base da pirâmide, o resultado será melhor no topo", conclui o presidente do SRC&VB, Dr. Ewaldo Bolivar.
Com o apoio do Sindicato dos Taxistas Autônomos e Transportadores Autônomos de Passageiros de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, o curso foi realizado pela Estação do Turismo e levou aos alunos motoristas as técnicas de atendimento ao turista, postura e comportamento, além do conhecimento dos pontos turísticos e históricos das cidades.
O programa contou ainda com aulas sobre a importância do turismo, qualidade no atendimento e city tour aos atrativos turísticos, em um total de 12 horas. Foram incilamente contemplados mais de 200 taxistas e para 2006 a previsão é de treinar outros 1.000, das outras cidades que a compõe a Costa da Mata Atlântica.