Sacha Haim é campeão no Sul-Americano de Balonismo

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/06/2006

Sacha Haim é campeão sul-americano de balonismo. O piloto paulista da equipe Reebok conquistou o título neste domingo, durante a disputa do 1º Campeonato Sul-Americano de Balonismo, realizado entre os dias 3 e 11 de junho na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo.

Ele venceu o desafio após 14 vôos, com 468 pontos de vantagem para Fábio Passos, o vice-campeão. Participaram da competição cerca de 40 equipes do Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela. Jairo Fogaça, também da Rbk, completou o evento na oitava colocação (23.192 pontos).

“Estou muito feliz com esta vitória, pois foi conquistada com muita dificuldade”, relatou Sacha Haim, de 31 anos. Ele é um dos principais balonistas do país, já tendo em seu currículo três títulos brasileiros (1994, 1997 e 2004), o pentacampeonato do Festival de Balonismo de Torres (RS) e o título dos Jogos da Natureza, disputado em Foz do Iguaçu.

“Tenho certeza que esta foi a maior prova, em duração e quantidade de vôos, que já disputei. Termino este desafio com a sensação de que ofereci o meu melhor”, disse Sacha, que além de piloto de balão é arquiteto. “A competição foi muito boa, sem nenhuma prova cancelada e os vôos da manhã foram sempre fantásticos”, elogiou. Há 16 anos ele se dedica ao balonismo, uma paixão que passou de pai para filho. Salvator Haim, pai do atleta, foi o precursor.

“Fui navegador do meu pai aos 11 anos e, aos 15, disputei meu primeiro Mundial de Balonismo no Japão”, completou Sacha, que teve em Rio Claro, Jairo Fogaça como seu companheiro na equipe Reebok.

O piloto de 51 anos finalizou o evento na oitava colocação e aprovou seu desempenho. “A prova foi bem disputada e consegui melhorar um pouco a minha meta, que era finalizar a semana entre os dez melhores da América do Sul”, comemorou Fogaça.

Resultados

1º) Sacha Haim – 26.966 pontos
2º) Fábio Passos – 26.498
3º) Sandro Haim – 25.571

Fonte: VIPCOMM