Editoria: Vininha F. Carvalho 03/07/2006
A Organização Mundial do Turismo tem a projeção de que a China será o primeiro destino turístico mundial no ano de 2020, quando também passará a ser o quarto maior emissor de turistas para o exterior. Os dados mais recentes, porém, indicam que a ascensão do turismo no país de maior população do mundo está alcançando um ritmo mais acelerado que a projeção. O turismo já significou 4,8% do PIB chinês em 2005.
A chegada de 120 milhões de turistas estrangeiros significou o crescimento de 10,3% em relação a 2004. Enquanto isso, o número de viagens internas representou o deslocamento de 1 bilhão e 200 milhões de chineses, passando já a ser o maior mercado doméstico do mundo.
Para o presidente do Beijing Tourism Group, Mei Yunxin, “ninguém mais segura o turismo na China, estamos conscientes de ser um dos maiores mercados emergentes do planeta.”. Ao participar da VI Cumbre Mundial de Viagens e Turismo realizada em Washington, semana passada, apresentou novos dados impressionantes: o número de viajantes chineses para o exterior já chega a 100 milhões, o mesmo número atual de todos os outros países asiáticos somados.
O dirigente chinês destacou que seus compatriotas preferem os pacotes múltiplos quando saem em férias, visitando vários países ou regiões de uma só vez, dependendo do interesse na história, geografia e cultura. Yunxin afirmou ainda que a administração chinesa está “reformando, liberalizando e fazendo crescer” tudo que se refere ao turismo. Em novembro do próximo ano será aberto o mercado para atuação interna das empresas do exterior.
Contando com os chamados “destinos aprovados” - países com acordos para facilitar os processos de obtenção de visto nas visitas de grupos, como no caso do Brasil, embora neste ainda sem a regulamentação definida – a administração central assegura que os turistas chineses “podem viajar para onde quiser, porém, é preciso provar para onde.”
Na China, atualmente, 103 milhões de pessoas (quase 8% da população) utilizam a Internet, onde outros 21 milhões realizam compras on-line. Para diversos especialistas, o chinês será em futuro muito próximo, o idioma mais utilizado na rede.