Souza Cruz recebe certificado da Rain Forest Alliance

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/07/2006

A Souza Cruz vai receber da RainForest Alliance o certificado nº SW-FM/COC-1843, por manejar as suas áreas florestais de acordo com rigorosos padrões sociais, ambientais e econômicos definidos pelo Forest Stewardship Council(FSC), entidade de referência interncional na certificação do bom manejo florestal, e também pelo seu trabalho de preservação ambiental e produção de eucaliptos em suas duas fazendas no sul do país. A cerimônia de entrega da certificação acontece às 11 horas, na Fazenda Boa Vista, em Pantano Grande (RS).


Histórico Souza Cruz:

A preocupação com o meio ambiente e com sua preservação sempre esteve presente nas ações da Souza Cruz, seja no campo, nas atividades industriais ou nos projetos voltados à comunidade. Um dos exemplos é o investimento em reflorestamento, que tornou a empresa auto-sustentável em lenha, importante fonte de energia de suas unidades industriais. A iniciativa teve início em 1981. Com a crise do petróleo, surgiu a necessidade de escolher uma fonte alternativa de energia que substituisse o óleo BPF (óleo cru utilizado nas caldeiras). A silvicultura de eucalipto foi a melhor opção energética encontrada pela companhia, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental.

Desde então, a Souza Cruz possui duas áreas na região Sul dedicadas ao reflorestamento: a Fazenda Boa Vista, com 3094,5 hectares, localizada em Pântano Grande (RS), e a Fazenda Triângulo, com 2189 hectares, em Rio Negrinho (SC). Mas para a Souza Cruz, o manejo das fazendas vai muito além de produzir sua própria lenha. Trata-se de um compromisso para buscar a sustentabilidade da produção florestal através de um manejo que atenda aos princípios e critérios do Forest Stewardship Council (FSC), o Conselho de Manejo Florestal.

Juntas, as fazendas da Souza Cruz são responsáveis pela produção de 88 mil metros de lenha ao ano, o suficiente para abastecer as caldeiras das unidades de processamento de fumo e das fábricas de cigarros de Cachoeirinha e Uberlândia. Além da atividade florestal - nos 2961 hectares destinados para o reflorestamento já foram plantados 3,9 milhões de pés de eucaliptos - as fazendas também contam com uma área de preservação ambiental equivalente a mais de 1,5 mil hectares, mantida para conservar a rica biodiversidade das regiões. Nas terras também são desenvolvidas atividades pastoris, cultivo de milho e fruticultura. Em 2005, mais de um milhão de reais foram investidos em plantio de novas áreas e cultivo de eucalipto.


O FSC:

O Forest Stewardship Council, organização internacional sem fins lucrativos, foi criado há dez anos para promover as boas práticas do manejo responsável das florestas naturais e plantadas em todo o mundo. É o único sistema de certificação independente que adota padrões ambientais internacionalmente aceitos e incorpora de maneira equilibrada os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos. Seu selo é amplamente reconhecido no mundo todo.


O processo de certificação:

Em junho de 2004, a empresa deu início ao processo de certificação de suas práticas ambientais. Dois anos depois, a empresa acaba de conquistar o selo verde para suas fazendas. A certificação do FSC é uma garantia de que a atividade madeireira ocorre de maneira legal e não acarreta a destruição das florestas primárias.

A Souza Cruz foi fiscalizada pelo Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, representante do FSC no Brasil, que aferiu a aplicação dos princípios e critérios da organização internacional nas fazendas da companhia. Depois de um longo e criterioso processo, a instituição conferiu o certificado à Souza Cruz, comprovando que o manejo florestal das suas propriedades é feito com sustentabilidade, conduzido de maneira ambientalmente correta, socialmente benéfica e economicamente viável.

Na prática, o Selo Verde conquistado pela Souza Cruz atesta que a companhia pratica um manejo sem degradação do meio ambiente, com respeito às relações trabalhistas e à comunidade, e com uma produção florestal que gera renda suficiente para garantir a manutenção e melhoria dos recursos florestais. A conquista dessa certificação significa um reconhecimento internacional da preocupação da companhia com a preservação do meio ambiente. Com esta certificação, a empresa reafirma sua atitude de adotar os mais exigentes padrões de responsabilidade social corporativa.

Fonte: Souza Cruz

Endereço: