Turismo já representa 4,8% do PIB Chinês

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/06/2006

A Organização Mundial do Turismo tem a projeção de que a China será o primeiro destino turístico mundial no ano de 2020, quando também passará a ser o quarto maior emissor de turistas para o exterior. Os dados mais recentes, porém, indicam que a ascensão do turismo no país de maior população do mundo está alcançando um ritmo mais acelerado que a projeção. O turismo já significou 4,8% do PIB chinês em 2005.

A chegada de 120 milhões de turistas estrangeiros significou o crescimento de 10,3% em relação a 2004. Enquanto isso, o número de viagens internas representou o deslocamento de 1 bilhão e 200 milhões de chineses, passando já a ser o maior mercado doméstico do mundo.

Para o presidente do Beijing Tourism Group, Mei Yunxin, “ninguém mais segura o turismo na China, estamos conscientes de ser um dos maiores mercados emergentes do planeta.”. Ao participar da VI Cumbre Mundial de Viagens e Turismo realizada em Washington, semana passada, apresentou novos dados impressionantes: o número de viajantes chineses para o exterior já chega a 100 milhões, o mesmo número atual de todos os outros países asiáticos somados.

O dirigente chinês destacou que seus compatriotas preferem os pacotes múltiplos quando saem em férias, visitando vários países ou regiões de uma só vez, dependendo do interesse na história, geografia e cultura. Yunxin afirmou ainda que a administração chinesa está “reformando, liberalizando e fazendo crescer” tudo que se refere ao turismo. Em novembro do próximo ano será aberto o mercado para atuação interna das empresas do exterior.

Contando com os chamados “destinos aprovados”, países com acordos para facilitar os processos de obtenção de visto nas visitas de grupos, como no caso do Brasil, embora neste ainda sem a regulamentação definida, a administração central assegura que os turistas chineses “podem viajar para onde quiser, porém, é preciso provar para onde.”

Na China, atualmente, 103 milhões de pessoas (quase 8% da população) utilizam a Internet, onde outros 21 milhões realizam compras on-line. Para diversos especialistas, o chinês será em futuro muito próximo, o idioma mais utilizado na rede.

Fonte: Antonio Euryco Oliveira