Editoria: Vininha F. Carvalho 25/10/2006
A GMI, em parceria com o consultor internacional de governos Simon Anholt, apresenta os resultados da pesquisa State Brands Index (SBI). Com a utilização das soluções integradas para pesquisas de mercado GMI, o levantamento mostra a popularidade dos 50 Estados norte-americanos entre mais de 21 mil pessoas entrevistadas em 16 países.
No ranking geral, que inclui os entrevistados nos EUA e demais países, Califórnia, Flórida, Havaí, Nova York e Washington são apontados como os melhor cotados.
Entre os brasileiros, os Estados mais visitados são Nova Iorque, Flórida e Nova Jersey, respectivamente. “Esses Estados costumam ser mais atrativos aos brasileiros devido, principalmente, à semelhança climática e a facilidade de idioma, já que eles possuem grande número de latinos”, comenta Simon Anholt, autor e consultor que conduziu a pesquisa.
A pesquisa analisa as percepções sobre os diferentes Estados dos EUA em itens como: presença (conhecimento geral sobre o Estado), lugar (o ambiente local), potencial (as oportunidades de desenvolvimento), tendências (a idéia sobre a qualidade de vida na região), população (como são as pessoas) e pré-requisitos (a estrutura básica). Em cada tópico, são formuladas perguntas diversas para aferir a imagem de cada unidade estadual do país.
Nos pontos que avaliam oportunidades de trabalho e, portanto, a atratividade para imigrantes, uma surpresa: a maior parte dos entrevistados brasileiros considera Nova York o Estado que mais oferece oportunidades de emprego, embora seja notória a quantidade de brasileiros residentes em Miami, na Flórida.
“A confusão se dá porque há a tendência de se achar que os Estados mais populosos e maiores são os melhores para achar um novo trabalho”, explica Anholt. Dão seqüência ao ranking que avalia oportunidades de trabalho os Estados da Califórnia, Flórida e Washington.
Já para o lazer, o lugar predileto, tanto no ranking geral como para os brasileiros, é o Havaí. Já na segunda colocação, uma dissidência. Enquanto para os brasileiros a Flórida é o vice-líder no ranking com os melhores lugares para se visitar, na opinião geral dos entrevistados nos 16 países, é o Estado do Alaska que ocupa essa posição. “O clima similar ao do Brasil conta bastante nesse quesito”, avalia Anholt.
Com relação à receptividade das pessoas, os brasileiros apontaram o Estado da Flórida como o mais amigável, seguido por Nova York e Califórnia. Já no cômputo geral, ganha o Havaí e, na seqüência, vêm os Estados da Flórida e Califórnia. “A numerosa comunidade latina contribui para que os brasileiros se relacionem melhor com a cultura das pessoas nesses Estados”, aponta Anholt.
Sobre o Anholt States Brands Index
A primeira edição da pesquisa Anholt do Índice de Marcas dos Estados foi realizada entre 25 de maio e 12 de junho de 2006, com a tecnologia GMIPoll, que fornece soluções integradas para pesquisas de mercado globais pela internet.
Em cada um dos 16 países envolvidos, o estudo entrevistou participantes, divididos em idade, gênero, localidade, raça e etnia.
Sobre Simon Anholt
Simon Anholt desenvolveu o conceito de Índice de Marcas das Nações em 2005 e o primeiro índice foi publicado em maio do mesmo ano. Simon é reconhecido como uma das maiores autoridades no conceito de marcas de nações, regiões e cidades. Ele aconselha governos nacionais, incluindo o da Inglaterra e as agências da Organização das Nações Unidas, em estratégias de marca, diplomacia pública, relações culturais, promoção de investimentos e exportações, turismo e desenvolvimento econômico. Simon Anholt é também editor dos jornais Place Branding e Public Diplomacy, e autor de livros como Brand New Justice e Brand America, entre outros.
Sobre a GMI
A GMI (Global Market Insite, Inc) é pioneira no fornecimento de uma solução integrada para pesquisa de mercado global por meio da Internet. Essa solução inclui o Net-MR, uma suíte de ferramentas de software para gerenciar e automatizar pesquisas através do ciclo de vida do projeto, um Bureau de Serviços 24/7 e painéis altamente selecionados e gerenciados através do processo “double opt-in”. A GMI oferece um dos maiores painéis do mundo, abrangendo 200 países. Fundada em 1999 e sediada em Seattle, Washington, a GMI opera nos cinco continentes.