Editoria: Vininha F. Carvalho 01/11/2006
Chega ao fim em Pernambuco a primeira etapa do projeto Brasil: Meu Negócio é Turismo com a capacitação de 900 profissionais nos municípios de Triunfo, Gravatá e Olinda. Com a conclusão da capacitação, orientada por 30 instrutores com bacharelado em Turismo, os prestadores de serviço do Estado adquirem mais confiança para desenvolver com êxito as atividades turísticas.
A escolha pelas localidades que participam do primeiro treinamento levou em consideração a potencialidade turística e econômica, além de infra-estrutura. Em todos os três municípios, a taxa de freqüência das aulas ficou em 94,5%, o que prova o interesse da comunidade pelo desenvolvimento da atividade no Estado. A ação contribui para a profissionalização de tapioqueiras, taxistas, garçons, artistas e artesãos do Sertão, Agreste e Região Metropolitana.
Triunfo, no sertão de Pernambuco e a 450 km do Recife, foi a cidade de maior mobilização para o aperfeiçoamento, com 100% de freqüência. A procura pelos cursos foi tamanha que inclusive superou o número de vagas ofertadas. Com a conclusão do projeto, os alunos já traçam planos de estruturar um movimento organizado com a criação de uma associação de turismo envolvendo artesãos, artistas e guias locais. O curso despertou também o interesse pela realização de um projeto de educação e turismo a ser ministrado na rede municipal de ensino.
No caso de Olinda, a primeira Capital Brasileira da Cultura, o projeto Brasil: meu Negócio é Turismo surge em um momento muito importante para a revitalização da auto-estima do lugar e de seus moradores. A capacitação deve contribuir ainda para fortalecer a imagem da cidade que foi consagrada pela Unesco como Cidade Patrimônio Mundial com sua culinária regional típica, o artesanato, as ladeiras históricas e as igrejas igualmente belas e imponentes.
O trabalho com as tapioqueiras do Alto da Sé, por exemplo, é válido, pois atinge um público que está o tempo inteiro em contato com os turistas. Alguns dos agentes capacitados se comprometeram a disseminar as informações apreendidas durante as oficinas em novos cursos na Escola Aberta de Olinda.
O projeto Brasil: meu negócio é turismo é o resultado de uma promoção do Ministério do Turismo, Fundação Roberto Marinho e Unitrabalho com o apoio da Empetur e Secretaria de Turismo. A idéia é formar uma rede de cooperação com os agentes locais que estejam envolvidos no setor.