Editoria: Vininha F. Carvalho 01/11/2006
Os turistas estrangeiros que chegarem ao Rio de Janeiro contarão com uma novidade: o Rio Pass – Rio de Janeiro City Card. O cartão de fidelidade oferece descontos e brindes em estabelecimentos e serviços turísticos da cidade.
O cartão é uma parceria do Banco de Projetos e da diretoria de planejamento da Riotur. O cartão começa a ser distribuído oficialmente na sede da Riotur e no Ciat, em Copacabana, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e em alguns dos parceiros do programa, como o Cama & Café.
“Pensamos em trabalhar na capacidade ociosa dos empreendimentos para o turista, principalmente o turista independente, ou seja, aquele que não tem uma programação certa. Ele tem uma função mais informativa que a dos descontos, o que não deixa de ser um benefício extra”, disse Lauro Velho, um dos 11 sócios da Banco de Projetos.
A idéia do cartão é inspirada em um modelo já existente em diversas cidades do mundo nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, entre outras, e surgiu da união de esforços de três empresas cariocas: Kemel Sistemas, Cama & Café e Rio Hiking.
“É um complemento importante de fidelização do turista estrangeiro, assim como já é feito em outros países do mundo, onde ele é vendido. Aqui, a vantagem é que ele será vendido e ainda contará com um telefone 24 horas para auxiliar o turista”, disse Rubem Medina, secretário especial de Turismo do Rio de Janeiro.
Entre algumas das 30 atrações que participam inicialmente do programa, estão a Companhia do Trem do Corcovado, Rio Hiking Turismo, Bar Luiz, Cervejaria Devassa, Academia da Cachaça, restaurante Yourubá, Loja Fla, Sobrenatural, Zazá Bistrô, Aprazível e a rede Cama e Café Hospedagem. Além de oferecer descontos e brindes, o cartão pretende fazer um levantamento das atividades dos turistas na Cidade Maravilhosa. Cada vez que o usuário utilizá-lo, será feito um registro, permitindo assim conhecer os restaurantes e bares mais freqüentados, entre outros aspectos do comportamento do visitante.
“Enxergamos não só a possibilidade de incremento, mas uma forma de criar um instrumento de organização e disciplina. Essas pessoas que vêm para a cidade e ficam muito vulneráveis ao mal-serviço. O Rio Pass tem uma função muito importante na orientação do visitante da cidade”, comentou Sávio Neves, presidente da Companhia do Trem do Corcovado.
Inicialmente,foram distribuídos no mês de agosto mil cartões magnéticos. Em setembro, esse número já foi ampliado para 19 mil. Para o próximo ano, é prevista também a distribuição do cartão para os turistas nacionais que visitam o Rio.