Editoria: Vininha F. Carvalho 18/08/2006
Alagoas conta com um moderno Centro de Cultura e de Exposições de Maceió, no bairro histórico do Jaraguá, que ocupa uma área total (construção mais piso descoberto) de 47.788,63m². É um dos mais modernos do Nordeste, com condições de reunir até seis eventos simultâneos.Além do teatro, com capacidade para 1.243 lugares sentados, o centro terá mais dois auditórios, com 243 lugares cada, com divisórias removíveis, podendo aumentar a sua capacidade para 469 lugares, além de cinco salas temáticas (três com 90, uma com 80 e outra com 70 lugares), todas com sistema de isolamento acústico e ar-condicionado com controle e regulagem individuais. Também haverá duas áreas de exposições: o térreo, com 6 mil metros quadrados, e o primeiro pavimento, com 1.600 metros quadrados. O estacionamento com 600 vagas tem o sistema valet parking.
O centro é dotado de completo cabeamento para a instalação de equipamentos da mais alta tecnologia de telecomunicações. O acesso ao local oferece elevador com capacidade para 14 pessoas, duas escadas rolantes e duas escadas convencionais. Todos os ambientes dispõem de acesso para deficientes físicos.
Maceió além de um moderno centro, conta com uma melhor infra-estrutura para o sucesso dos eventos. No quesito gastronomia, em Maceió, os sabores, cores e temperos são regionais, brasileiros e internacionais (peruano, mexicano, italiano, japonês, chinês, tailandês, entre outros).
Profissionais de som, de luz, de comunicação, de fotografia, de informática, de montagem, de decoração e empresas especializadas estão prontos para dar todo o suporte necessário aos eventos.
Mas não esqueça, após o congresso, Alagoas oferece roteiros imperdíveis culturais, ecológicos e de sol e mar, além de hotéis e pousadas prontos para receber os turistas com muito carinho.
Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a face do turismo alagoano.
O novo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está de portas abertas para receber 1 milhão e 200 turistas por ano, podendo até, com pequenas reformas, aumentar a sua capacidade para dois milhões e 400 turistas/ano.
Orçado em R$ 217 milhões, o aeroporto foi construído com recursos da Infraero, da Embratur e do governo do Estado de Alagoas. O terminal de passageiros também poderá operar com vôos internacionais de países a uma distância de até 8 mil 566 km, ou seja, América do Sul, centro da Europa, Canadá e EUA.
O aeroporto, um dos mais modernos do País, é o primeiro a utilizar o gás natural como fonte de energia. O projeto arquitetônico, do alagoano Mario Aluísio, é moderno, em formato de olho, com torres de iluminação que lembram as velas de jangadas. Mas o talento dos alagoanos também está presente nas obras-de-arte.
O aeroporto conta com nova pista de táxi, duplicação do acesso viário, pátio de aeronaves, com 52.000m², quatro pontes de embarque, estacionamento para veículos com 480 vagas, terminal de passageiros climatizado, com 14.000m², e check-in com 24 posições de atendimento.
O Zumbi dos Palmares tem salas de embarques internacional e doméstico, duas salas vips e salas de desembarque, com três esteiras de bagagem, escadas rolantes e elevadores.
Possui ainda 63 lojas, praça de alimentação, restaurantes, scotch bar, auditório para 150 pessoas, terraço panorâmico, espaço cultural, capela, duplo meio-fio de embarque e desembarque, centro de Controle Operacional e nova Central de Utilidades.
O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares conta, também, com o Centro de Informações Turísticas, que funciona 24 horas, com dicas de passeios, hotéis, gastronomia, ou seja, tudo o que é necessário para curtir o paraíso alagoano.