Editoria: Vininha F. Carvalho 21/08/2006
Pela primeira vez os estados da Bahia e de Pernambuco criam um produto turístico integrado, o "Roteiro Integrado do Vinho – Vale do São Francisco”, que busca o desenvolvimento sustentável da atividade turística através da regionalização e qualificação dos serviços.
Para intensificar as ações voltadas para o fomento do setor o Sebrae e a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) vem desenvolvendo um trabalho de articulação neste projeto.
“O grande desafio hoje do turismo no Vale é esta proposta de regionalização, que já vem sendo discutida através da Ride. Vamos organizar os municípios em um roteiro regional, para que os turistas possam circular tanto na Bahia como em Pernambuco", destacou o coordenador estadual de turismo do Sebrae na Bahia, Richard Alves.
Durante a solenidade de assinatura do acordo de resultados e do lançamento oficial do Roteiro Integrado do Vinho, no Armazém Caffé, em Juazeiro, Richard Alves disse que a iniciativa é "uma forma de proporcionar ao turista uma diversidade maior de atrativos”.
O lançamento do "Roteiro Integrado do Vinho" faz parte do desenvolvimento de estratégias locais de gestão. Segundo o gestor local de turismo do Sebrae em Juazeiro (BA), Paulo Angelin, o Sebrae colocou a disposição de todos os parceiros do projeto a ferramenta Geor (Gestão Estratégica para Resultados).
“O objetivo é integrar as várias instituições de fomento ao turismo, para em conjunto começar a desenvolver ações, buscando melhorar os serviços do setor”, explicou Angelin. Ele acrescentou que começam ainda em agosto as capacitações previstas para este ano.
“Vamos oferecer, junto com os parceiros, oficinas de roteirização, palestras sobre empreendedorismo, cultura da cooperação, cursos do Senac para qualificação de garçons, camareiras e recepcionistas de meios de hospedagens, além da pesquisa para medir os resultados”, contou Angelin. Hoje, cerca de 90% das empresas envolvidas com o segmento do turismo na região, pousadas, hotéis, restaurantes, bares, lojas, entre outros, são de micro e pequeno porte.
De acordo com a gerente de informações da Bahiatursa, Rose Oliveira, este primeiro momento é de mobilização e sensibilização.
“O Vale tem um grande potencial turístico, que precisa ser trabalhado. Antes da promoção e comercialização deste roteiro do vinho vamos realizar capacitações envolvendo todos os segmentos da cadeia produtiva. Tanto a Bahiatursa como a Empetur são parceiros do Sebrae e das instituições envolvidas na formatação deste novo roteiro”, afirmou.
O Projeto de Regionalização do Turismo do Vale do São Francisco é fruto de um acordo firmado entre o Governo da Bahia, Sebrae, Ministério da Integração, através da Ride, Senac, Bahiatursa, Assitur, Facape, Fasj, Cefet, CDL, Aciaj, Associação de Barraqueiros, Associação de Barqueiros da Ilha do Rodeador e as Prefeituras de Juazeiro, Curaça, Casa Nova e Sobradinho.