Festival de Orquídeas, Música e Gastronomia na Costa das Baleias

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/08/2006

Os Festivais em Cumuruxatiba objetivam a profissionalização de jovens, preservação do meio ambiente e divulgação da vila de Cumuruxatiba, além de ser uma excelente dica para quem pretende visitar a cidade.

A vila de Cumuruxatiba, distrito requintado, preserva a tranqüilidade e os encantos das regiões litorâneas. Cumuruxatiba (do Pataxó, grande variação de maré) localiza-se na Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia.

Lá ocorre o fenômeno da maré rasante, uma diferença entre maré baixa e alta, que deixa à mostra os corais. Quando esse fenômeno ocorre, a maré baixa deixa à mostra as formações de corais, permitindo ao turista caminhar em determinados pontos por mais de um quilômetro adentro.

Cumuruxatiba guarda magníficas praias que sofreram pouca interferência do homem, cercadas por falésias e coqueirais, e conserva praticamente intactos longos trechos dessas praias emolduradas por coqueiros.

O mar envolve os banhistas em suas águas mornas, que contrastam com pequenos riachos de águas limpas, ferruginosas e frias, com áreas remanescentes da Mata Atlântica. As falésias pintam o lugar com várias cores que impressionam e a natureza realmente é um espetáculo. Ninguém escapa da paixão à primeira vista.

O mar sem ondas e a brisa constante fazem de Cumuruxatiba o lugar ideal para a prática de vários esportes aquáticos. Windsurf e caça submarina podem ser praticados ao longo de toda a costa, em especial nos recifes da Coroa, onde se podem apanhar lagostas e polvos com as mãos. Os turistas podem fazer, ainda, passeios de escuna e passeios na mata virgem.

Há quatro anos, foi iniciada uma série de eventos na semana da pátria, com uma exposição de Orquídeas (Orquicobal com uma flor símbolo, a Cattleya amethystoglossa, nativa da Bahia). Em 2005 foi realizado o primeiro Festival Gastronômico e, neste ano, será realizado o primeiro Festival de Música.

Como nesta época as baleias Jubarte estão se reproduzindo nas águas quentes da região, o primeiro Festival de Baleias acontecerá com eventos culturais, visando uma maior conscientização de jovens e turistas para a preservação ambiental.

A finalidade destes eventos é diminuir a sazonalidade do fluxo turístico, diminuindo assim o desemprego, promover a profissionalização dos jovens, preservar o meio ambiente através de uma maior consciência dos problemas ecológicos e divulgar Cumuruxatiba, procurando criar meios de atingir um desenvolvimento sustentável da vila.


Projeto de Regionalização do Turismo da Costa das Baleias :

O projeto reúne, sob o nome de I Cumuru-Festival, na semana de 2 a 10 de Setembro 2006, o II Festival Gastronômico, a IV Orquicobal, o I Festival de Música e o I Festival de Baleias, integrando a comunidade, as escolas e contando com o apoio da Prefeitura do Prado, dos empresários locais, do Sebrae e de alguns patrocinadores.

Há procura de parcerias duradouras, capazes de perenizar os esforços de contribuir com o desenvolvimento do turismo na região, sem esquecer a capacitação profissional dos mais jovens nem a preservação do meio ambiente.

Fonte: Assimptur

E-mail: