Editoria: Vininha F. Carvalho 26/09/2006
Os mineiros que gostam de um trem terão a oportunidade de conhecer um de verdade. Eles e todos os turistas poderão percorrer 23 quilômetros, contemplando as terras mineiras de Mariana e Ouro Preto numa viagem no trem turístico (Trem da Vale) na Estação de Ouro Preto.
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, participou do evento de inauguração, junto com os prefeitos e autoridades da região.Com capacidade para 360 pessoas, o trem dará novo impulso à demanda turística dessas cidades e vai funcionar às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, podendo atender até 112 mil passageiros por ano.
Foram recuperados os 18,7 quilômetros da linha férrea imperial, reforma iniciada em agosto de 2005. O projeto previu a recuperação da infra-estrutura (plataforma, drenagem, muros de arrimo) e da superestrutura da linha (trilhos, dormentes, aparelhos de mudança de via) e a restauração das quatro estações localizadas ao longo do caminho: duas em Ouro Preto, uma em Mariana e outra em Passagem de Mariana.
Além disso, houve a reestruturação da locomotiva a vapor e de seis vagões de passageiros. Um deles é panorâmico, com as paredes de vidro, que dão melhor visibilidade. As obras físicas da estrutura viária mantiveram as características técnicas originais da ferrovia, o traçado geométrico histórico e as obras de arte especiais. Também foram incluídos os projetos de arquitetura, paisagismo, design e layout interno dos vagões e das estações.
As obras de infra-estrutura nas cidades mineiras também são apoiadas pelo Ministério do Turismo. Em 2005, o MTur empenhou, para todo o estado, R$ 53.5 milhões, sendo que R$ 1 milhão foi para a revitalização da Praça da Estação de Mariana e R$ 1.7 milhão para a implantação da Praça do Artesão, em Ouro Preto. Já em 2004, foram empenhados nas duas cidades recursos no valor de R$ 1.27 milhão. O MTur realiza ainda projetos de capacitação, certificação e qualificação e produção associada em Minas Gerais.
Memória:
Construída no período do Império e desativada em 1997, a linha férrea integra o circuito da Estrada Real, uma das mais importantes vias turísticas do país com o qual o Ministério do Turismo trabalha em parceria com o Instituto Estrada Real. A proposta do MTur é tratar como atrativos turísticos os produtos existentes nos 1.400 quilômetros da região de rica herança histórica, cultural e ambiental, que vai de Diamantina, em Minas Gerais, a Paraty, no Rio de Janeiro, passando por São Paulo. A iniciativa incrementa a renda dos empreendedores da região, incentiva a criação de postos de trabalho e transforma o turismo do circuito em um agente de valorização e conservação do patrimônio cultural e natural, fortalecendo o princípio da sustentabilidade.
Orçadas em R$ 48,5 milhões, as obras do trem turístico foram executadas pela Fundação Vale do Rio Doce, por meio da Ferrovia Centro Atlântica e com apoio da lei Federal de Incentivo à Cultura. Há também parcerias institucionais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), das prefeituras de Mariana e Ouro Preto e dos Ministérios do Turismo e da Cultura. A operação do trem ficará a cargo da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que já opera a Maria Fumaça São João Del Rei, em Tiradentes.