Decoração entra com tudo na onda verde

Editoria: Vininha F. Carvalho 19/02/2007

Reaproveitar materiais é uma tendência mundial para poupar matéria-prima e preservar o meio ambiente. Na decoração, além de ajudar a preservar a natureza, o estilo "ecologicamente correto" pode resultar em ambientes modernos e personalizados.

"Hoje em dia todos os segmentos têm de se envolver com a causa ambiental e a decoração não pode ficar de fora", afirma a decoradora Pompéia Mesquita, do Marchand Dart - Escritório de Decoração e Arte de Campinas.

No caso dos móveis de madeira o ideal é prestar atenção na hora de comprar. Móveis certificados são feitos com madeiras de reflorestamento. Outras opções indicadas por profissionais é ir até uma marcenaria e arrematar sobras de madeira que normalmente são desperdiçadas. É possível pegar lâminas de madeira, parafusar e fazer cestos ou fruteiras. Outra alternativa é recolher troncos de árvores que caem com temporais ou são arrastados pelos rios e fazer móveis.

"É possível dar um acabamento para o móvel que não tire as características naturais da madeira, como as rachaduras e os arranhões de animais, para dar um tom rústico", comenta Pompéia.

Com essa técnica os profissionais podem fazer bares, bancos, porta-retrato, entre outros. Para dar um toque especial pode ser colocado um tampo de vidro em cima de um tronco, que se transforma em uma mesa.

À mesa, uma opção é utilizar jogo americano feito com gravetos de coqueiro alinhavados por fibras e sementes de frutas. Contas de sementes também podem servir como revestimento para quadros. Uma bandeja pode ser feita com fios de papel endurecidos com cola e vime.

Flores podem ser esculpidas com raspas de madeira e tingidas com pigmentos naturais. O coco também é uma matéria-prima importante para a preservação ambiental. As fibras da fruta podem virar xaxim e a pastilha de coco pode servir de revestimento para caixinhas feitas de compensado.

"Fazendo os próprios objetos de decoração as pessoas interagem mais com a casa e deixam cada cantinho com um toque especial. Uma peça feita com materiais recicláveis pode ser mais bonita do que uma pronta, mais barata e terá um toque da personalidade das pessoas", destaca Pompéia.

No curso de decoração da Marchand D’art, além das dicas de decoração ecológica os alunos terão aulas de iluminação, feng shui, história da arte, pintura, entre outras.

O curso, que tem duração de oito meses, começa no dia 13 de março e as aulas serão realizadas de manhã, de tarde e à noite. A Marchand D’art fica à rua Leontina de Carvalho Siqueira, 38, Jardim das Palmeiras, Campinas.

Informações pelos telefones (19) 3254 4488 / 0561 ou pelo site.





Marchand Dart - Escritório de Decoração e Arte
Contatos com imprensa - Central de Comunicação
Tel: 19-3255.8241/ 3252.8640 / 3254.2601 / 9166-5205
Jornalista responsável: Adelaine Cruz - Mtb. 27339
Núcleo de Educação, Saúde e Comércio
Isabela Leite (19) 9719 0402
Juliana Servidoni (19) 9256 4629

Fonte: Central de Comunicação

Endereço: