Projeto Organics Brasil supera volume de exportação de produtos orgânicos

Editoria: Vininha F. Carvalho 13/12/2006

O mercado de produtos orgânicos gera em torno de US$ 27 bilhões no mundo e pouco mais de R$ 250 milhões por ano no Brasil, mas o país é dono das maiores áreas de expansão para produção de orgânicos.

O projeto OrganicsBrasil, realização conjunta do Instituto Paraná de Desenvolvimento (IPD), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e Apex-Brasil, trabalha para divulgar a marca Brasil e os produtos orgânicos em Feiras internacionais e rodadas de negócio para fomentar negócios para o mercado externo.

Em 2006, o volume de exportação das 33 empresas participantes do projeto OrganicsBrasil registrava US$ 15 milhões e a conquistas de espaço no varejo de mercados estratégicos como Estados Unidos e Japão.

“A previsão para 2007 e 2008 é ampliar o número de empresas, principalmente dos produtores das regiões norte e nordeste. O destaque de 2005 foi a introdução do conceito Brasil na maior rede de produtos orgânicos e naturais dos Estados Unidos – a Whole Foods Market (168 lojas e faturamento de US$ 3,9 bi/ano), que investiu num espaço exclusivo para o Brasil, com linhas e marcas originais das empresas brasileiras: Jasmine (cookies, biscoitos e cereais), Nutrimental (barra de cereais), Ecoçucar (açúcar), Florestas (cosméticos), Fazenda &Casa (geléias, frutas e conservas), Renks (barra de frutas secas) e Tradeland (mel). As frutas tropicais serão as mais visadas em 2007”, explica Ming Liu, gestor do Projeto OrganicsBrasil.

As empresas e produtores que participam do OrganicsBrasil estão à frente de um mercado extremamente exigente que demanda conceitos de: preservação ambiental, sustentabilidade, respeito ao homem e suas culturas regionais, ecologicamente correto e justiça social.

“A busca é sempre por produtos novos, com conceito e apresentar para o consumidor, com características nutricionais diferenciadas e potencial de uso benéfico à saúde humana”, enfatiza Ming Liu.

Outras áreas de crescimento mundial em orgânicos são: produtos para animais de estimação, flores e vestuário. O segmento mais adiantado na certificação internacional é de produtos de algodão orgânico, que vai propiciar entrar no mundo da moda e confecção.

Em 2007, o Projeto OrganicsBrasil participará das mais importantes Feiras do setor:

Ø Biofach Nuremberg (Alemanha - maior do setor);

Ø Expo West (Califórnia-USA- lança tendência para mercado norte-americano);

Ø All Thing Organic (USA);

Ø Biofach Japão (maior feira da Ásia);

Ø Biofach América (Estados Unidos);

Ø SIAL (França);

Ø Biofach América Latina (Brasil).

Fonte: Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa