Editoria: Vininha F. Carvalho 27/12/2006
Programa "Qualidade na Mesa" prepara estabelecimentos para receber turistas paranaenses na temporada de verão. Iniciativa da Abrasel-Pr, com o apoio do Sebrae e Ministério do Turismo, o projeto já atingiu 64 estabelecimentos de Paranaguá, Morretes, Ilha do Mel e Guaratuba
Falta de estrutura do setor de Bares e Restaurantes do Litoral Paranaense exige atuação intensiva da Abrasel-Pr (Associação Paranaense dos Bares e Restaurantes) para preparar os estabelecimentos para receber os turistas na temporada de verão. Para isso, a entidade vem aplicando o programa "Qualidade na Mesa", uma iniciativa da Associação, com o apoio do Sebrae e Ministério do Turismo, nos estabelecimentos que se interessaram por aprimorar seus serviços e adotar práticas de qualidade.
"O objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio de ações para a valorização da gastronomia brasileira, estímulo à responsabilidade social e melhoria dos serviços prestados, através da qualificação profissional", destaca o diretor-executivo da entidade, Luciano Bartolomeu.
O projeto enfoca o desenvolvimento dos serviços no que se refere a treinamento, atendimento, manipulação de alimentos, desde a compra, armazenamento e preparo, além de ressaltar a importância da atividade turística para o fortalecimento da economia do Estado.
No total, 64 estabelecimentos de Paranaguá, Morretes, Ilha do Mel e Guaratuba integram o programa, que beneficia tanto os empresários do segmento, quanto aos clientes. A previsão é de que os primeiros reflexos estejam evidentes já nesta temporada de verão.
Próximas palestras
Em Paranaguá e Ilha do Mel o projeto está sendo implantado, com a programação do curso "Boas Práticas de Fabricação". Já em Guaratuba e em Morretes os trabalhos estão mais adiantados, em fase de consultoria aos estabelecimentos.
"Abordamos nos cursos temas como higiene pessoal, do ambiente e alimentos, formando o responsável técnico do estabelecimento", explica Ligia Carlan, coordenadora do projeto e instrutora do treinamento.
"No treinamento, os empresários recebem noções de o que é a atividade turística e atendimento. Também é enfocada a manipulação de alimentos, desde a compra, armazenamento e preparo, além de sugestões técnicas para se melhorar a infra-estrutura, seguindo as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", completa.
O curso é ministrado em parceria com as consultoras Juliana Soares e Annaelise Rehn.
Expansão para todo o Paraná
"O Programa Qualidade na Mesa foi um impulso para os trabalhos de interiorização da Abrasel em todo o estado", destaca Luciano Bartolomeu.
Para 2007, a expectativa é levar o "Programa Qualidade na Mesa" para outros municípios do estado, na região dos Campos Gerais e Oeste do Paraná. Depois de se consolidar no litoral paranaense, o projeto deve se iniciar na região da Rota dos Tropeiros e em Foz do Iguaçu e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, duas importantes rotas turísticas do estado.