Road Shows levam novos roteirosturísticoa do Brasil ao Reino Unido e Itália

Editoria: Vininha F. Carvalho 25/06/2007

Para ampliar e diversificar a comercialização do Destino Brasil em novas regiões de países onde já atua, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e de seus EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior, realizou duas novas edições de Road Shows na Europa neste mês.

Os eventos atingiram cidades no Reino Unido e Itália, mercados de alta prioridade promocional para o Brasil, de acordo com o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, e contou com a participação total de 369 profissionais de turismo.

Esta foi a segunda passagem do programa por solo britânico (entre 12 e 14/06) e a quarta por italiano (entre 04 e 07/06). A estratégia, que prioriza destinos fora dos grandes centros, percorreu Manchester, Londres (Inglaterra) e Glasgow (Escócia), no Reino Unido, e Varese, Brescia, Bolonha e Viareggio, na Itália.

Bahia, Lençóis Maranhenses (MA), Florianópolis (SC) e Bonito (MS) foram alguns dos destaques apresentados na Itália, onde o Road Show conta com parceria da empresa especializada em comunicação e prestação de serviços para o trade local, TTG Itália. Já no Reino Unido, além da Bahia, Brasil Central, Santa Catarina e Rio Grande do Norte também foram bem recebidos pelos participantes. As companhias aéreas TAM, TAP (que inaugura novo vôo Lisboa-Brasília no dia 19 de julho) e Ibéria (apenas no Reino Unido) também participaram dos encontros.

No segundo semestre deste ano, sob orientação do Plano Aquarela, já estão confirmadas edições do Road Show na Costa Oeste dos Estados Unidos, França, Alemanha e Portugal, além de uma nova na Itália. A Embratur divulga sua Agenda de Promoção Comercial 2007/2008 no próximo mês.

Sobre os road shows:

O evento é especialmente desenvolvido para o profissional que trabalha diretamente com o cliente final e que, portanto, é fundamental na decisão de viagem do turista. O foco de trabalho nos dois mercados desta etapa foi a especialização dos profissionais para a promoção e consolidação do Brasil como destino de longa distância competitivo, além da apresentação de novos destinos brasileiros para o público.

“A falta de conhecimento do Brasil ainda é muito grande, por isso fizemos um trabalho de treinamento com quem fica "cara a cara" com o cliente. Queremos mais vendas eficientes”, explica Glauco Fuzinatto, executivo responsável pelo EBT no Reino Unido.

O formato do encontro também inclui a participação de representantes brasileiros de órgãos oficiais e empresas de turismo. Após a apresentação institucional da Embratur, eles têm a oportunidade de expor seus produtos e de realizar rodadas de negócios com os profissionais estrangeiros presentes.

“Destaco a qualidade da rede de contatos dos EBTs. Na Itália, por exemplo, conseguimos agendar parcerias para promover atividades culturais e gastronômicas com importantes empresas como Just Brasil e Kuoni”, disse Rosana França, diretora da Bahiatursa.


Fonte: Embratur