Editoria: Vininha F. Carvalho 02/07/2007
A presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, está em Lisboa (Portugal) para uma série de compromissos com o mercado português. O ponto alto da agenda foi o encontro, no dia 25/6, com os principais empresários de turismo do país, no “2º Fórum de Mercado Turístico Portugal/Brasil”. Promovido pelo Ministério do Turismo, por meio do Instituto, o evento teve como objetivo apresentar a segunda fase do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional e ouvir a opinião dos profissionais que comercializam o Destino Brasil no dia-a-dia.
O resultado foi um debate que vai contribuir para a construção conjunta, entre poder público brasileiro e iniciativa privada portuguesa, das ações de promoção turística do Brasil no país no período 2007-2010.
“Foi uma conversa de muita qualidade, em termos de conteúdo levantado, avaliação e contribuições”, disse Jeanine, confirmando que os empresários avalizaram o Plano Aquarela, contribuíram com sugestões importantes e consideraram significativo o investimento do Instituto no mercado neste ano.
O fórum contou com presença de representantes das principais empresas portuguesas que trabalham o Brasil – como Iberojet, Lusanova, Master Turismo, Convencional, Terra Brasil, Grupo Pestana e TAP. Entre outros temas, eles levantaram a necessidade de ampliar a oferta aérea entre os dois países e avaliaram a ação de destinos competidores. Nesse sentido, a presidente da Embratur ressaltou que há considerável aumento de vôos regulares, a exemplo da TAP, e que ações de publicidade e RP reposicionam o Brasil frente a competidores.
A Embratur dobra seu orçamento para Portugal neste ano (US$ 3,1 milhões, em 2007, contra US$ 1,6 milhão, em 2006) e realiza campanhas publicitárias em mídia impressa e urbana até dezembro. Também passa a desenvolver ações permanentes de relações públicas ao longo de todos os meses, uma estratégia inédita.
Com isso, espera atingir especialmente o consumidor final e gerar maior ingresso de turistas ao País ao apresentar a diversidade da oferta nacional, por meio de cinco grandes segmentos (Sol e Praia, Ecoturismo, Esporte, Cultura e Turismo de Negócios e Eventos).
A primeira campanha publicitária já entrou no ar no domingo (24/6) e segue até o final de agosto. A ação promove o Brasil Central (DF, GO, MS, MT) com o objetivo de incentivar a vinda de mais visitantes internacionais a partir do novo vôo direto da TAP Lisboa-Brasília, que inicia operações em 19 de julho.
Na seqüência, uma nova campanha, do Destino Brasil como um todo, atinge o público português ente setembro e dezembro. Em paralelo, ações de RP – press trips, eventos para jornalistas, entre outras – vão atingir imprensa e formadores de opinião.
Para a executiva responsável pelo EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) em Portugal, Neila Araújo, o encontro funcionou como uma positiva rodada de reflexão com o mercado português, que reconhecidamente tem o Brasil como principal destino internacional. “Os presentes deram desde sugestões práticas, como dicas de veículos de imprensa em que investir, até conceituais, como a necessidade de trabalhar conjuntamente Portugal e Espanha e, assim, incrementar o fluxo da Península Ibérica”, comentou.
A próxima apresentação do Plano Aquarela no exterior acontece em Nova York (Estados Unidos), no dia 02 de julho.
Agenda em Portugal:
Ontem, a presidente da Embratur também teve um encontro com o novo embaixador do Brasil em Lisboa, Celso Marcos Vieira de Souza. Na pauta, apresentação das ações da Embratur no exterior e do EBT em Portugal. À tarde, proferiu a palestra “O potencial turístico do Estado do Rio de Janeiro”, em nome do secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Eduardo Paes, na Associação Industrial de Portugal. A apresentação contou com presença de diversas autoridades do Estado, que está em comitiva empresarial pelo país.
No dia 26/6, Jeanine reuniu-se com a imprensa especializada em turismo para um café-da-manhã. No final da tarde, participa do evento “O Rio é de Vocês”, promovido pelo Rio Convention & Visitors Bureau, Riotur e Turisrio, com apoio do Instituto. Mais uma vez, vai aproveitar o momento para pedir votos para eleger o Cristo Redentor uma das sete novas maravilhas do mundo contemporâneo, concurso promovido pela fundação suíça New Seven Wonders. Para votar, acesse www.new7wonders.com ou www.votecristo.com.br.
Portugal é o maior emissor de turistas para o Brasil da Europa e o terceiro do mundo – em 2006, 312.521 visitantes escolheram o País como destino. É também o mercado europeu de maior oferta de conexão aérea para destinos brasileiros. Atenta a esse potencial, a Embratur conta com um EBT em Portugal, desde 2004. O escritório foi finalista do Prêmio 2006 Publituris (empresa de comunicação especializada em turismo) na categoria “Melhor Delegação Oficial de Turismo Estrangeira”, concorrendo com Inglaterra e Espanha – vencedora.
Sobre o Plano Aquarela
Lançado em 2005, o estudo acaba de ser atualizado para o período 2007-2010. Entra em sua segunda fase com o desafio de manter o País na liderança turística da América do Sul.
Os objetivos são claros: atrair mais turistas, que gastem mais, em mais destinos brasileiros, viajando por mais e diferentes motivos, permanecendo por mais tempo e com intenção de voltar mais vezes ao Brasil.
Para alcançar as metas de 7,9 milhões de turistas estrangeiros e de US$ 7,7 bilhões de gastos desses visitantes aqui, em 2010, o plano definiu grupos de mercados-prioritários a partir de fatores como acessibilidade aérea, oferta turística brasileira atual no país, divulgação já existente de produtos e serviços nacionais, capacidade de crescimento do fluxo, entre outros. Esses países passam a receber ações de promoção específicas, de acordo com perfil e adaptação da oferta.