Festival da UFSCar é referência para produção cultural independente e de qualidade no Brasil

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/11/2007

Após pré-abertura com a participação de Hélvio Tamoio, da Funarte, e show de Tom Zé, Festival CONTATO segue com apresentação, na sexta-feira, de vários grupos musicais, dentre eles a banda paulistana Jumbo Elektro

Durante a abertura do 1º CONTATO - Festival Multimídia: Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica da UFSCar, ontem, o diretor dos Programas Integrados da Fundação Nacional das Artes, Hélvio Tamoio, afirmou que o Contato é um festival que inicia uma discussão fundamental sobre a arte e as multimídias fora do tradicional eixo Rio-São Paulo.

"É uma ação pioneira no Estado de São Paulo, pois existem algumas indicativas em outras áreas, em algumas cidades. No caso das artes das multimídias vocês estão marcando um ponto que muitas pessoas não se preocupam em discutir", afirma Tamoio.

Ele aponta também, que a iniciativa do Festival é uma ruputra dos debates tradicionais sobre a cultura e torna-se um marco para a discussão conjunta para a consolidação de políticas de estado que incentivem os projetos culturais.

A solenidade de abertura foi realizada no Teatro Universitário Florestan Fernandes e contou com a presença de autoridades do Município, da Universidade, organizadores do evento e representantes dos patrocinadores.

Além da mesa de abertura, foi apresentada a palestra "A relação da sociedade civil com o governo na construção de políticas públicas para a cultura, a experiência da Fundação Nacional das Artes" (Funarte).

O tema foi conduzido por Tamoio, que abordou as experiências da Fundação na implantação de ações que incetivam a cultura e a produção artística. Após a palestra, o CineUFSCar também participou da abertura do Festival, exibindo o documentário "Fabricando Tom Zé", dirigido por Décio Matos Júnior.

O filme retrata a vida do músico, com cenas de suas atividades diárias e traz depoimentos de personalidades como Gilberto Gil, Caetano Veloso e David Byrne.

Até o dia 25 de novembro, várias atividades estão previstas na programação do CONTATO. Nesta sexta-feira, dia 23, serão oferecidas as oficinas "Processo de criação no DOC TV", com Ricardo Sá; "Criação e produção em Home Studio", com Daniel Ganjaman e Tejo Damasceno; e "Mundos Virtuais: Realidade Virtual e Arte", conduzida por Tânia Fraga.

Além das oficinas, serão apresentadas palestras, mesas de discussão, mostras de videodanças e espetáculos de dança contemporânea.

Os shows musicais começam às 18 horas, na Estação Cultura de São Carlos. Encerrando as apresentações, a banda paulistana Jumbo Elektro faz show às 21h30.

O Grupo mistura música eletrônica com rock, utilizando uma linguagem nonsense com palavras e sonoridades em francês, inglês, japonês, russo e alemão. As apresentações da banda são sempre descontraídas e alegres, conquistando o interesse do público.

Todas os shows do CONTATO são gratuitos e abertos à comunidade. Os ingressos devem ser retirados com antecedência na Rádio UFSCar, no Lounge Contato, instalado no Ginásio de Esportes da UFSCar, ou na própria Estação Cultura.

Após os shows, a noite segue com a apresentação de vários DJs. A festa acontece no Satori, que fica na rua Episcopal, 1773, no Centro.

Fonte: UFSCAR

Endereço: