Natureza e turismo histórico em Pindamonhangaba, a Princesa do Norte

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/12/2007

Localizada a 136 km de distância de São Paulo, no centro geográfico do Vale do Paraíba, a cidade de Pindamonhangaba destaca-se na região pelo seu crescente desenvolvimento econômico e qualidade de vida

Para os historiadores, Pindamonhangaba é um nome de origem Tupi, composto pelas palavras PINDA (anzol) e MONHANGABA (lugar onde se fabrica). Ou seja, a região era comumente conhecida, pelas tribos indígenas tupi-guarani, como local de fabricação de anzois.

Há ainda uma segunda versão, a qual atribui essa nomeação a um trecho do Rio Paraíba que parece com o formato de um anzol. Aprenda em Pinda a respeito dessas e muitas outras histórias, como o famoso apelido “Princesa do Norte”, dado pelo poeta Augusto Emilio Zaluar por volta de 1860...



“City Tour” & Passeio Histórico:

A cidade de Pindamonhangaba possui uma extensa e rica história que remonta à época dos barões do café. Por isso, em 2005, foi criado pelo Departamento de Turismo da cidade, um roteiro com duração aproximada de 40 minutos, percorrendo trechos de ônibus e a pé.

Nesse passeio prepare-se para muita cultura e curiosidades. Aprenda sobre a história do Brasil, conheça os filhos ilustres de Pindamonhangaba (Geraldo Alckimin, Ciro Gomes e João do Pulo) e descubra até um campo de concentração da 2ª Guerra Mundial.

Entre algumas das belezas arquitetônicas e lugares valiosos a serem visitados estão a Igreja Matriz, o Palacete Visconde da Palmeira, a desativada Estação da Central do Brasil, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (inaugurado em 1915, idealizado pelo sanitarista Emilio Ribas e pela qual o turista pode realizar um agradável percurso de trem) e o Bosque da Princesa (construído em 1879 em homenagem à filha do imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel).



Turismo Rural (pontos turísticos imperdíveis!):

A Fazenda Top Coffee: roteiro educativo, o qual apresenta a produção do café (do pé ao pó), mostrando a plantação, as fases da colheita, a industrialização e o beneficiamento da matéria-prima. Conheça e experimente um dos melhores cafés arábicos do País! O Sítio Algodão Doce: referência em caprinocultura no estado de São Paulo, mostra a criação de cabras e o processo de produção de leite e derivados, além disso, o visitante ainda é recebido por um café caipira com produtos feitos na própria fazenda.

O Parque Reino das Águas Claras: construído pela Estrada de Ferro Campos do Jordão, seu nome é em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. A área verde (mais de 20 mil m²) abriga personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo em escultura, além de lanchonete e banho no rio.


Onde ficar:

Colonial Plaza Hotel, situado na entrada de Pindamonhangaba, oferece apartamentos com frigobar, tv a cabo, ar condicionado e acesso à internet. Para o lazer: piscina aquecida coberta, parque aquático tropical com piscina adulto e infantil, sauna, quadras de tênis e futebol, heliponto e sala de jogos.








Fonte: Thais Yamashita - Assimptur Assessoria de Imprensa