Editoria: Vininha F. Carvalho 11/10/2007
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, através do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo, a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio e a Fundação Cesgranrio, com apoio da Planet Work e do Ciret - Centre Internacional de Recherches et Etudes Touristiques realizaram de 01 de março a 10 de maio de 2007, uma pesquisa com 2000 pessoass, para identificar os hábitos de consumo do produto turismo, pelos cariocas.
A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Maurício Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e coordenador do Curso de Turismo, apoiados por 80 alunos do curso de Turismo.Trata-se de mais uma pesquisa realizada pela UniverCidade, para obter dados estratégicos, para elaborar o primeiro banco de dados turísticos da cidade do Rio, levando-se em consideração a importância de tais hábitos na atividade turística.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo, hoje o maior banco de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur-Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 2000 entrevistados:
Sexo: 60% mulheres; 40% Homens
Faixa Etária: 18/25-25%; 26/35-30%; 36/48-15%; 49/60-18%; 62/75-12%
Forma de transporte utilizado nas viagens: 50% viaja de carro; 30% viaja de avião; 15% viaja de ônibus; 5% viaja de navio
Organização da Viagem: 60% viaja por conta própria; 40% viaja através de uma agência
Gasto por viagem: Rs 400, 00// 750. 00 -35%; Rs 800, 00/1400, 00-25%; 1400, 00/2500, 00-20%; 2600, 00/4. 000, 00-10%; 4100, 00/Rs 6. 500, 00-6%; Mais de Rs 6. 500, 00-4%
Grau de Instrução: 45% Nível médio; 35% Nível Superior; 20% Nível Fundamental
Local de residência: 40% Zona Sul; 35% Zona Norte; 25% Zona Oeste
Locais para onde viaja: 25% viaja para o Exterior; 30% dentro do Brasil; 40% no Estado do Rio; 5% não viaja
Dos que viajam no Estado do Rio: 40% Região dos Lagos; 30% Costa Verde; 20% Região Serrana; 10% Outros locais
Dos que viajam dentro do Brasil: 50% Região Sudeste; 25% Região Sul; 15% Nordeste; 5% Região Norte; 5% Região Centro
Dos que viajam para o Exterior: 40% EUA; 30% Europa; 24% América do Sul; 4% Ásia; 2% Oceania
Sonho de Consumo: 40% fazer um cruzeiro marítimo; 35% viajar em primeira classe; 20% Hospedar-se em hotel 5 estrelas; 5% Dar volta ao mundo
Meio de hospedagem utilizado: 60% Hotel; 30% apartamento/casa alugados; 10% casa de amigos
Tempo gasto nas viagens: 3/7 dias-45%; 8/15 dias-40%; 16/25 dias-10%; Mais de 26 dias-5%
Atrativos que não conhecem (Rio): 50% nunca foi ao Cristo; 40%nunca foi ao Corcovado; 45% nunca foi ao Jardim Botânico; 15% nunca foi a Quinta da Boa Vista
Atrativos que mais conhecem (Rio): 45% Praia de Copacabana; 50% Estádio Maracanã; 45% Paquetá; 35% Aterro do Flamengo
Hábito de viajar: 55% com a família; 30% com amigos; 15% sozinhos
Número de viagens por ano: 1-45%; 2-30%; 3-10%; 4-10%; mais de 5-5%