Céu do Rio é eleito o mais azul do mundo

Editoria: Vininha F. Carvalho 24/10/2007

O título foi alcançado em uma concorrência com outros 19 lugares em seis continentes. A pesquisa, baseada em critérios científicos e aspectos subjetivos, foi promovida pelo site The Blue Sky Explorer (o "explorador do céu azul").

A pesquisa foi realizada pela produtora de televisão Anya Hohnbaum e pela Equipe de Radiação Ótica do National Physical Laboratory (NPL). Depois de ser escolhida entre dois mil candidatos, a escocesa de 28 anos Anya Hohnbaum, viajou pelo mundo durante 72 dias. Os cientistas do NPL registraram cada reação de Anya ao vislumbrar o céu, medindo e comparando seus graus de intensidade.

"A cor dos objetos depende de como eles são iluminados, de como eles absorvem ou rebatem a luz, e de como seus olhos e cérebro reagem", explica Nigel Fox, chefe do departamento do NPL e coordenador da pesquisa.

Os lugares visitados passaram também por uma bateria de testes científicos. Através de um instrumento ótico capaz de medir luz e cor, a Equipe de Radiação analisou cor do céu, claridade, luminosidade e densidade das nuvens. Como todas as cores são baseadas nas três cores primárias (vermelho, verde e azul), o vencedor da eleição foi o que mais aguçou os receptores de azul do olho humano.

Confira o ranking dos países pesquisados:

1. Rio de Janeiro, Brasil

2. Bay of Islands, Nova Zelândia

3. Ayers Rock, Australia

4. Denarau Island, Fiji

5.Cape Town, África do Sul

6. Antananarivo, Madagascar

7. Karumba, Ilhas Maldivas

8.Tóquio, Japão

9. Castell Dinas Bran, Gales

10. Long Beach, Los Angeles (E.U.A)

11. Santa Lucia, Caribe

12. Dublin, Irlanda

13. Marraquech, Marracos

14. Juneau, Alaska

15. Phnom Penh, Camboja

16. Amalfi Coast, Itália

17. Koh Samui, Tailândia

18. Edinburgh, Escócia

19. Giza, Egito

20. Cornuália, Grã-Bretanha

Fonte: Jornal de Turismo

Endereço: