O despertar do Lençóis Maranhense para o turismo ecológico e para novos empreendimentos hoteleiros.

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/11/2007

A rede Maranhense, Grupo Solare, que administra o Solare Lençóis Resort, em Barreirinhas, portão de entrada do Lençóis Maranhenses, está investindo no treinamento de agentes de viagem de grandes centros emissores de turistas, ao tempo em que anuncia a inauguração de mais um resort para a região, em 2009.

O ecoturismo entrou definitivamente na programação do turista brasileiro.O número de viajantes que trocam a cidade por uma temporada em ambiente rústico cresce em tono de 15% a cada ano.

A multiplicação da oferta de pacotes de ecoturismo oferecidos pelas agências de viagem, com preços mais em conta, contribui e muito para esse crescimento.

A CVC, a maior operadora de turismo do país, proporciona variadas opções de pacotes. Um deles, e bastante concorrido é o do Lençois Maranhenses, uma das quatorze áreas ecológicas protegidas no estado do Maranhão, que já há algum tempo vem recebendo vôos fretados da CVC.

A porta de entrada dos Lençóis é a pequena cidade de Barreirinhas, a 337 quilômetros da capital do Estado, São Luís. O passeio até as dunas pode ser feito de barco, em uma descida de quatro horas pelo rio Preguiças, ou de carro com tração nas quatro rodas. O Pacote-padrão da CVC inclui oito dias de hospedagem em São Luís e Barreirinhas com café-da-manhã, passeio de lancha e de jipe.

A mais bela maravilha natural do Brasil:

Numa visão futuristica e empreendedora o grupo Solare, uma das principais redes hoteleiras das Regiões Norte e Nordeste, com origem no Estado do Maranhão, vislumbrou diferentes possibilidades para explorar o turismo ecológico da região, e fez sua incursão em Barreirinhas com o Solare Lençóis Resort , maior meio de hospedagem do Estado do Maranhão.

Com 242 apartamentos, fruto de um investimento audacioso, situado às margens do Rio Preguiça, o resort conta com amplo estacionamento, centro comercial com loja de conveniência, salão de convenções e business center, playground, saunas, fitness center, sala de massagem, marina com píer, restaurante nacional/internacional, scotch bar e piscina com mais de 700 metros quadrados de lâmina d’água, além de comodidade aos hóspedes como TV por assinatura e internet WI FI no Lobby.

Na expectativa de que o destino se consolide como um dos favoritos do turista na categoria de turismo ecológico Tavares e sua equipe abraçam a idéia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses disputar o título das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

“O Parque já foi Eleito a mais bela maravilha natural do Brasil pela enquete da Revista Época, realizada no período de 28 de julho a 2 de agosto, e agora estamos nos mobilizando para que o povo brasileiro Vote nos Lençóis Maranhenses como candidato a uma das 7 Maravilhas NATURAIS do Mundo”.

Enquanto defende esta bandeira, o Grupo já anuncia para 2009, a inauguração de mais um resort, o Vila Lençóis , que terá a marca Solare em sua administração.


Treinamento para vendedores da CVC:

Visando facilitar ainda mais a vida de quem quer descortinar as maravilhas do Parque, o Grupo Solare está implementando uma série de ações para divulgar o resort e o destino Lençóis.

No início do ano o Grupo lançou um pacote descritivo de promoções elaboradas para um planejamento com antecedência de todos os períodos de feriados e eventos do ano.

Os pacotes apresentam descontos em hospedagem para grupos e família visando o melhor aproveitamento de toda uma estrutura de serviços oferecidos pela rede em eventos culturais e religiosos, férias e feriados prolongados ao longo do ano.

Outra ação que está sendo desenvolvida pelo grupo no momento são os treinamentos dispensados aos vendedores da CVC, esclarecendo o DESTINO (LENÇÓIS MARANHENSES) e o PRODUTO (LENÇÓIS RESORT). A primeira beneficiada foi a loja 0900, da AV. Ipiranga, na capital paulista, com treinamento realizado dia 25 de setembro. B

uscando ampliar a visibilidade em outras cidades do País,em grandes pólos emissores de turistas ,para este mês de outubro, o grupo vai estender a ação a Santo André, no ABC Paulista, no dia 29, e em Campinas, no dia 30.

“ Cada vez mais o Maranhão vem consolidando sua presença no roteiro turístico nacional. Ciente do espaço que há para ser explorado no Parque por conta do turismo ecológico, nós estamos procurando colaborar com nosso setor, fazendo a nossa parte , ou seja intensificando a promoção das belezas naturais e atrativos turísticos maranhenses no mercado nacional, através de treinamentos específicos ao agente de viagem “, afirma Tavares.

O Saara Brasileiro:

Os Lençóis Maranhenses formam uma grande região entre os municípios de Primeira Cruz e Barreirinhas, às margens do Rio Preguiças, no Maranhão. São 155.000 hectares. cheios de altas dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce (na maior parte do ano).

A Barra do Preguiças marca também o início de uma Área de Proteção Ambiental que se estende até o Delta do Parnaíba. No caminho, espécies em extinção, como o peixe-boi e tartarugas marinhas gigantes, que aí fazem sua desova.

Os Lençóis Maranhenses são formados pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município das Barreirinhas, no Maranhão, na região Nordeste do Brasil. O visual deslumbrante das dunas se movimentando com o vento, principalmente quando visto de cima (um sobrevôo pela região é um programa imprescindível), sugere lençóis estendidos no chão e secando ao sol: daí o nome do parque.

Conhecido por muitos como o "Saara Brasileiro", os Lençóis Maranhenses atraem cada vez mais pessoas interessadas em admirar as dunas tão mutantes quanto a paisagem multicolorida dos Lençóis. As nuances surgem nas águas e areias claras que refletem uma fatia de Brasil ainda pouco conhecida.










Fonte: Amazonas Press Assessoria & Comunicação

E-mail: