Bahia supera todas as metas previstas para a BNTM

Editoria: Vininha F. Carvalho 17/04/2008

Todas as expectativas foram superadas nesta 17º edição da BNTM (Brazil National Tourism Mart), maior bolsa de turismo receptivo do Brasil, realizada neste final de semana em Salvador. Os bons resultados deve-se, principalmente, ao aumento da geração de negócios para a Bahia, algo em torno de 45 milhões de dólares e a presença de 422 buyers (operadores internacionais).

“Os resultados foram muito positivos para o setor turístico baiano. A conquista de dois novos vôos internacionais (Lisboa/Salvador e Milão/ Porto Seguro/Salvador) mostra a importância de trazer estes operadores de fora para conhecer o destino e vivenciar a Bahia. Nós esperávamos 400 buyers e nos surpreendemos com 422”, comemorou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva. No ano passado a BNTM trouxe 270 buyers. Este ano o incremento foi de quase 50%.

A Fundação CTI-NE (organizadora do evento) divulgou o balanço que confirmou as previsões da Bahiatursa e Secretaria de Turismo da Bahia: a geração de negócios em cerca de 182 milhões de dólares, uma superação de 35% em relação ao ano passado.

Mas, para que este evento acontecesse com sucesso, o Governo da Bahia investiu cerca de R$1,3 milhão, aplicados em fretamento de vôos e compra de bilhetes aéreos para a Chapada Diamantina e Porto Seguro, transporte, hospedagem, climatização do 3º piso do Centro de Convenções e empresas produtoras de evento. Todas as contratações foram feitas através de licitações.

“Esta foi a melhor BNTM, desde 1991. Esta edição é sem dúvidas a que trará o melhor resultado para o Estado”, declarou Lúcia Bichara, presidente da operadora BIS. O vice-presidente da TAP, Luiz da Gama Mor, também não poupou elogios: “a Bahia está de parabéns. Esta foi a BNTM mais organizada”.

Durante a realização do evento no Centro de Convenções, os segmentos turísticos do estado estavam representados pelos seus respectivos estandes, a exemplo do golfe; do turismo religioso, através do Memorial Irmã Dulce; do turismo étnico, através da Irmandade da Boa Morte e dos blocos afros; do sol e praia; do turismo náutico; do enoturismo; do ecoturismo; do turismo rural; além dos produtos como o Carnaval e o São João.

Para mostrar o que a Bahia tem, foram oferecidas, aos operadores e jornalistas, quatro opções de tour: Chapada Diamantina, Costa dos Coqueiros, Baía de Todos os Santos e Costa do Descobrimento. Um grupo de 60 pessoas optou pelo tour da Chapada, onde puderam conhecer a Casa do Garimpeiro, a Gruta Lapa Doce, Mucugezinho, o Serrano e o Morro do Pai Inácio.

A operadora austríaca, Alexandra Rechberger, da Poncho Tours, que esteve pela primeira vez no Brasil, ficou encantada pelas belezas naturais da Chapada Diamantina.“Adorei a Bahia. A partir de agora toda minha emoção será passada nas vendas, vou poder transpor isso aos meus clientes, com muito mais segurança”, explica Alexandra.

O operador americano, Kevin Matier, da Travel Impressions, disse ter gostado muito e que essa foi uma grande oportunidade para a Bahia mostrar sua oferta turística. Toda a infra-estrutura foi muito bem articulada pelos hotéis Portal de Lençóis, Hotel de Lençóis e Canto das Águas.

A programação da BNTM trouxe também os secretários e dirigentes estaduais de turismo do Brasil para participarem da 42º Reunião do Fórum Nacional, onde foram discutidos investimentos para a construção de uma via de contorno na Baía de Todos os Santos. “A idéia é recuperar as rodovias que já existem e fazer uma ponte ligando Salvador a Barra do Paraguaçu. O objetivo é integrar o Recôncavo, inclusive modernizando a linha ferroviária”, explicou secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli.

Mercados Emissores:

No registro final da procedência dos buyers, a Argentina saiu na frente, seguida por Alemanha e Espanha que, juntas, dividem a segunda colocação. A Europa responde por 60% do público, cabendo 30% à América do Sul e os demais distribuídos entre Estados Unidos e outras localidades.

A novidade deste ano foi a presença de países do Leste Europeu e da Escandinávia (Dinamarca, Suécia e Noruega), bastante represenativa e muito comemorada pela Bahia, que enxerga estes mercados como prioritários.

Fonte: Decom / Bahiatursa