Festival do Café aquece a programação de inverno na região Sul Fluminense , com muita música , cultura e gastronomia

Editoria: Vininha F. Carvalho 23/05/2008

O Festival Vale do Café, que esse ano acontece de 16 a 27 de julho, chega a sua sexta edição como o principal evento turístico e cultural do calendário de inverno na Região do Vale do Café.

Durante os doze dias de Festival, turistas e locais poderão participar de palestras, cursos, manifestações populares e assistir a shows e concertos em igrejas, casarões, praças e fazendas, tendo como cenário o Vale do Paraíba.

Viabilizado graças às Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura o Festival conta com o patrocínio da Light, Volkswagen Caminhões, CCR/NovaDutra e CSN, além de apoio do Jornal O Globo, SEBRAE/RJ e TV Rio Sul.

A extensa programação musical do festival contará com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais em diversas formações. Entre os artistas já estão confirmados Victor Biglione Trio, Turíbio Santos, Trio da Cidade, Roberto de Regina, Carlos Malta, Carol McDavit, Mauro Senise, Marcelo Fagerlande, entre muitos outros.

Fazendas históricas vão abrigar os concertos que acontecem de sexta a domingo em dois horários: 11h e 16h. O novo formato permite ao público optar pelos programas casados: concerto de manhã, almoço em alguns dos restaurantes ou fazendas situados entre os locais dos dois concertos, seguido do concerto à tarde.

Além de diversão para público de todas as idades, o Festival Vale do Café se firma também como um dos principais encontros de profissionais da área de música. Estão programados diversos cursos e oficinas com 20 instrumentistas consagrados.

As opções incluem, entre outras, canto, percussão sinfônica, violão, violino, viola, violoncelo e até instrumentos como oboé e clarineta, com direção de Turíbio Santos. Também serão ministradas aulas de musicalização voltadas para o público infantil e para professores da rede pública.

Fechando os doze dias de festa no dia 27 de julho, é a vez do coloridíssimo Cortejo de Tradições, uma das principais manifestações culturais das comunidades do Vale do Paraíba. O desfile tem música especialmente composta por Ricardo Medeiros e Cristina Braga.

O Cortejo abre suas alas com as rezadeiras e os mestres de tradição, seguidos por doze alas formadas por representantes de folguedos populares, como jongos, caxambus, caninhas verdes, maculelês e folias de Reis.



Fonte: Mauricio Cintrao - Nova Dutra

Endereço: