Editoria: Vininha F. Carvalho 16/04/2008
Pesquisa efetuada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, da UniverCidade, com 500 moradores da Tijuca, sobre os impactos da atividade turística no bairro trazem resultados interessantes:
- 60% dos tijucanos acham que o bairro não é turístico; 40% acham que sim
- 38% apontam como principal atrativo a Floresta da Tijuca; 22% a feira de artesanato da Praça Saens Pena; 18% as igrejas; 14% as praças; 8% a gastronomia.
- Os principais problemas do bairro são: 45% segurança; 25% favelização; 20% mendicância; 10% camelos
- Pontos positivos: 45% o metro; 35% os shoppings; 12% os clubes de serviço; 8% restaurantes
- 55% homens; 45% mulheres
- 60% nunca tiveram contato com turista; 40% já tiveram
- 70% nasceu no bairro; 30% vem de outros lugares
- 75% já viajaram pelo menos 1 vez; 25% nunca viajaram
- 25% nível fundamental 40% nível médio; 35% nível superior
A pesquisa faz parte do projeto Rio-Nota dez da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e da Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio, em conjunto com a Planet Work e Fundação Cesgranrio, para entender os impactos do turismo, nos diversos bairros da cidade e identificar ações pontuais.
A pesquisa foi auditada pelo CIRET-Centre International de REcherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix En Provence, na França.
A próxima pesquisa será em Vargem Grande. Já foram feitas em Copacabana, Ipanema, Barra, Flamengo, as referidas pesquisas.