Editoria: Vininha F. Carvalho 31/08/2009
Turismo de saúde no alvo do Recife Convention & Visitors Bureau
A entidade prevê ações em parceria com a EMPETUR E AMCHAM que possam consolidar Recife como destino médico reconhecido nacional e internacionalmente
Em 2007, segundo dados da Empresa Pernambucana de Turismo (EMPETUR), desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife, um total de 3.643.038 turistas. Deste total, 6,11% dos visitantes escolheram a capital pernambucana como destino motivados pelo turismo de saúde. Em 2008, dados da EMPETUR revelam que este número subiu para 7,89% do total de turistas, cerca de 298 mil visitantes. De olho nessa demanda, o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) em parceria com a EMPETUR e a Câmera de Comércio Pernambucana (AMCHAM - PE) planejam a realização de ações que possam fomentar o turismo de saúde em Recife, consolidando a capital pernambucana como destino nacional e internacionalmente reconhecido no segmento.
Para os próximos meses, da união entre a EMPETUR e as entidades privadas, estão programadas participações em feiras e congressos nacionais e internacionais e elaboração de guia com indicação de espaços e serviços que atendam ao turista de saúde.
“A EMPETUR e a AMCHAM ficarão responsáveis pela promoção institucional do destino Pernambuco e o Recife CVB irá elaborar um guia com as empresas que compõem o polo de saúde no Estado”, diz José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife CVB.
“O início das ações acontecerá em outubro, durante o World Medical Tourism Congress, em Los Angeles (EUA), onde lançaremos o 1º Guia de Turismo de Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida de Pernambuco, que será distribuído às agências de turismo nacionais e internac ionais. Acreditamos que esse é o primeiro passo para solidificar a imagem do Recife como destino de saúde no Brasil e exterior”, complementa Meira Lins.
Pólo Médico:
Considerado como o 2º maior pólo médico do país, atrás apenas da cidade de São Paulo, Recife aparece como uma ótima opção de destino brasileiro para os turistas de saúde nacionais e internacionais. “Ao aliar turismo aos tratamentos médicos, muitos visitantes estrangeiros optam pelo Brasil na hora de decidir por um destino de saúde, o que explica-se pelo fato do país apresentar diversidade turística e excelência em tratamentos médicos. Somando a esses dois fatores a possibilidade de custos mais acessíveis, se comparados aos altos valores praticados em outras nações, às vezes é mais vantagens realizar uma viagem internacional a ter que realizar um tratamento médico em seu próprio país”, assegura Tatiana Menezes, diretora executiva do Recife CVB. “É ; nesse contexto que Recife se destaca no cenário brasileiro, já que oferece atrativos como sol, mar, cultura, gastronomia e excelente infraestrutura médica”, complementa.
Hoje, além de receber turistas de outros países, Recife é o principal destino para turismo de saúde no Nordeste. “É fácil explicar a vocação da cidade para esse segmento turístico”, garante Tatiana Menezes.
“Além de contarmos com profissionais especializados e uma excelente rede de hospitais, clínicas, spas e outros equipamentos, a capital pernambucana possui localização estratégica no Nordeste, o que facilita a vinda desses visitantes para cá. Ao optar pelo Recife, esse turista tem a sua disposição a possibilidade de desfrutar dos roteiros e opções que a cidade oferece e ainda visitar destinos próximos como Porto de Galinhas, Carneiros e Fernando de Noronha”, finaliza.