Ministério do Turismo seleciona cidade para estudo de competitividade

Editoria: Vininha F. Carvalho 07/07/2009

A cidade de São Carlos (a 230 km de São Paulo) foi selecionada pelo Ministério do Turismo para participar do Estudo de Competitividade Turística para o Estado de São Paulo. O diagnóstico será realizado em 13 municípios paulistas.

“O estudo será a base para trabalharmos um conjunto de iniciativas nas cidades deste polo turístico. Com ele teremos também a possibilidade de implementar políticas públicas e acompanhar os resultados delas ano a ano”, destacou o ministro do Turismo, Luiz Barreto.

O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT), explicou que a pesquisa é muito importante para o município, que desenvolve o projeto da Cidade da Energia.

"Esse estudo de competitividade é um grande benefício para o turismo local, que está em franco crescimento com os novos investimentos previstos", ressaltou.

O estudo possibilita ainda a atualização dos dados do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo realizado pela USP em 2003. Ele prevê que a cidade receba, em 2010, mais de 300 mil turistas gerando recursos de aproximadamente R$ 200 milhões.

"Com o estudo vamos ter uma visão mais apurada do cenário atual do nosso turismo e fazer importantes projeções para o setor nos próximos anos", explicou Emiliano Saran Azevedo, diretor do Departamento de Fomento ao Turismo da Prefeitura.

A metodologia usada para o Estado será a mesma que o Ministério implementou para definir os 65 destinos indutores do turismo brasileiro – pólos turísticos priorizados entre as ações do governo federal para o desenvolvimento do setor.

Participam ainda da pesquisa as cidades de Aparecida, Brotas, Campos do Jordão, Guarujá, Cananéia, Iporanga, Bananal, Santos, Santo André, Atibaia, Itu e Panorama.




Fonte: Edmir Nogueira