Campinas (SP) inaugurou o Parque Botânico

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/07/2009

Com uma área de mais de meio milhão de metros quadrados em volta de dez lagos, o Parque Botânico possui espaço para cultura e lazer. Um verdadeiro ponto de encontro para os cidadãos campineiros, que também poderão conhecer um pouco mais da natureza nativa da cidade. Ou seja, será um novo local, totalmente conservado e organizado para entretenimento.

Localizado nas dependências do maior Complexo Urbanístico do interior do estado de São Paulo, o Swiss Park, o Parque Botânico é símbolo do respeito e do culto à natureza e ao meio ambiente. Diversas espécies das formações vegetais que existiam na cidade de Campinas na época do seu surgimento e outras representativas da flora local comporão toda a paisagem do Parque.

A sede principal do Parque Botânico, que foi entregue à cidade nesta quarta-feira (dia 22 de julho), foi construída em volta de uma figueira centenária com copa e altura de mais de 20 metros.

Com mais de mil metros quadrados de construção, a sede abriga um restaurante com mezanino e um bar, totalizando 480 metros quadrados.

Espaço futuro para produtos temáticos do Parque, distribuídas em 230 metros quadrados, e uma biblioteca, com sala de leitura, reunidas em 416 metros quadrados também faz parte da sede. O acesso e às portas de entrada serão todas em vidro, de forma a não prejudicar a vista privilegiada da área verde.

“Todo o projeto foi feito para se integrar ao ambiente, com pouco movimento de terra e mínima intervenção no local; um deck voltado para o lago que fica atrás do Parque Botânico vai proporcionar uma bela vista aos visitantes”, adianta Tomaz Vitelli, diretor da AGV Campinas, empresa loteadora do Swiss Park.

Além da sede principal, no local haverá pista para caminhada, áreas de lazer e praças com paisagismo, garantindo uma nova opção de lazer e turismo em Campinas.

Sobre o Swiss Park:

Lançado em 2006, Swiss Park trouxe o conceito de Complexo Urbanístico para Campinas. Empreendimento é o maior já lançado no Interior, com uma área de cinco milhões de metros quadrados, e possui 18 loteamentos fechados com portarias independentes.

Abriga em suas dependências o Parque Botânico, com meio milhão de metros quadrados de muito verde e Centro de Excelência Desportiva. O Swiss Park está localizado onde já funcionou a antiga Fazenda Bradesco.



Fonte: Carolina Pimentel